Jogo do sistema monetário: recurso pedagógico para o ensino da matemática para as crianças com dificuldades de aprendizagem do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV


Veridiana Noga 
Bolsista do Projeto Mão Amiga- CAPES/PIBID 
G – Pedagogia – FAFIUV 
Orientadora: Profa. Ms. Roseli Vergopolan 
Curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV 

RESUMO:
O presente estudo apresenta a ludicidade como metodologia didático-pedagógica, sendo apoiado em vivências docentes do Projeto Mão Amiga CAPES /PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV, em estudos desenvolvidos durante a Hora do Trabalho Coletivo e em leituras realizadas sobre a importância de amenizar dificuldades de aprendizagem. Para isso, nota-se que é necessário utilizar jogos e brincadeiras em sala de aula nas atividades de Matemática. O jogo denominado Sistema Monetário é composto por dois dados numéricos, mini-cédulas de todos os valores nacionais e moedas sem valor. A criança joga os dois dados numéricos ao mesmo tempo, faz a multiplicação dos algarismos e recebe essa quantia em moedas. Ao atingir o valor de dois reais, deverá trocar suas moedas por cédula, e assim sucessivamente. Vence o jogador quem atingir o valor monetário estabelecido pela professora. Este material tem sido aplicado na busca da melhora do desempenho lógico matemático do aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem. Este jogo amplia o conhecimento de noções numéricas, como maior e menor, números pares e números ímpares, e as seguintes operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, e principalmente, o sistema de trocas, que é fundamental para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal. Encontramos resultados satisfatórios na utilização do jogo “Sistema Monetário,” ao perceber que, ao sentir-se desafiada, a criança busca construir seus conhecimentos, mas de forma motivada e descontraída. Este material tem sido de grande importância, também, quanto à socialização da criança, propiciando o seu crescimento pessoal, desenvolvendo a capacidade de conviver e aceitar as diferenças sociais e intelectuais comuns na vida em sociedade. Em síntese, podemos dizer que, através desse jogo, a aplicação do conhecimento do conteúdo da Matemática em sala de aula é eficaz e produtivo, quando nos referimos à superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas parceiras do projeto. 

PALAVRAS-CHAVE: Mão Amiga. Dificuldade de Aprendizagem. Matemática. Sistema Monetário.


Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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