Josimar Mariano Borille
Elaine Maria Bunhak
Heliana Scussiato Franco
Projeto: Ações em Sociedade, Observações na Natureza:
Subprojeto Mão Amiga.
Programa para a Iniciação a Docência/CAPES/PIBID/FAFIUV-PR
O presente trabalho objetiva apresentar o jogo da ratoeira como recurso lúdico-pedagógico. Este foi desenvolvido no exercício das aprendizagens docentes do subprojeto Mão Amiga (curso de Pedagogia/UNESPAR/FAFIUV) na escola Municipal Padre João Piamarta, União da Vitória – PR, em todas as turmas da escola com crianças de 7 a 12 anos de idade, que frequentam do 2º a 5º ano (anos iniciais do ensino fundamental). O jogo foi construído conjuntamente pelos alunos e professores bolsistas e utilizado durante as aulas de matemática do projeto, com intuito de auxiliar na compreensão raciocínio lógico matemático e na construção de conceitos, além de motivar as crianças para a aprendizagem da matemática. O jogo consiste de uma caixa de madeira (ratoeira) com espaços-alvos (portas da ratoeira) para arremessos de pequenas bolas. Ao acertar o alvo o aluno deve resolver a situação problema proposta no alvo e seguir em frente até atingir a pontuação estipulada pelo professor. Observamos como resultados que com o jogo auxiliamos os alunos com dificuldade de aprendizagem no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e contribuímos para o processo de aprendizagem. Além disso, também tivemos a oportunidade de proporcionar aos alunos aulas lúdicas, tendo o jogo como uma ferramenta pedagógica e lúdica.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto Mão Amiga. Dificuldade de aprendizagem. Raciocínio lógico matemático. Ludicidade.
Trabalho publicado no II Encontro PIBID/UNESPAR.
Educação Básica e Ensino Superior: Interrelações para a produção do conhecimento.
0 Comentários :
Postar um comentário