O ensino da matemática através do jogo do tabuleiro de números: vivências projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR FAFIUV


Angela Aparecida Carneiro 
G – Pedagogia – FAFI/UV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai 
Curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV 

RESUMO:
O jogo se constitui num espaço de vivência, no qual a fantasia e a realidade se cruzam. Por meio dos jogos a criança aprende a viver com regras e normas e interage com o meio e aprimora os seus relacionamentos interpessoais. No ambiente escolar muitas crianças têm dificuldades de apreender noções básicas de Matemática. Este estudo tem por objetivo apresentar o jogo do tabuleiro de números como recurso lúdico para o ensino da Matemática para as crianças que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Este jogo desenvolve o raciocínio lógico matemático da criança, o reconhecimento dos números, a coordenação motora, desenvolve a criatividade e também eleva a autoestima dos educandos que são atendidos pelo projeto Mão Amiga, CAPES/PIBID. Desse modo utilizamos a metodologia da ludicidade ao oferecemos às crianças o jogo Tabuleiro de Números como recurso didático que promove as aprendizagens dos conteúdos matemáticos. As crianças, com o auxílio, recortaram E.V.A. em pequenos quadrados medindo 1 cm e meio de largura por 1cm e meio de comprimento e foram escrevendo os números que conheciam. Logo após distribuiu-se números de 1 a 20 com um prato de isopor que já estava dividido em 20 quadrados. Os alunos foram completando os quadrados com os demais números em ordem crescente; no primeiro momento eles não conseguiram completar o tabuleiro por completo, mas com auxílio eles preencheram o primeiro tabuleiro e, em seguida, o segundo com números de 21 a 40 e assim sucessivamente ate completarem 5 tabuleiros com os números de 1 a 100. O jogo Tabuleiro de Números foi usado ludicamente sendo que as crianças aprenderam de forma prazerosa os números naturais e também conseguiram identificar o número antecessor e o número sucessor, completar os números que estão faltando e também como bingo, onde são colocados vários números soltos no tabuleiro. Por meio do jogo do Tabuleiro de Números houve o reconhecimento dos números de forma natural. Assim, de maneira lúdica, a aprendizagem da criança torna-se mais espontânea e desperta a criatividade para solucionar alguns obstáculos apresentados pelo jogo. 

PALAVRAS-CHAVE: Mão Amiga. Dificuldade de Aprendizagem. Matemática. Jogo Tabuleiro de Números.

Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.

0

0 Comentários :

Postar um comentário