Mão Amiga: mais que oportunidade de pesquisa, oportunidade de interação social e troca de experiências.



Supervisora bolsista PIBID/FAFIUV: Ana Paula Dias Romanoski
G - Pedagogia- FAFIUV
Orientador: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
Percebe-se que a profissão de professor é muito árdua, mas quem realmente quer fazer a diferença vai em busca de novas possibilidades de incluir em sua prática novas metodologias, principalmente as significativas que irão contribuir no seu trabalho e na qualidade do ensino. Entre essas alternativas, incluem-se os processos de formação e a troca de experiências oportunizadas pelos projetos de extensão universitária, como é o caso do subprojeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV- 2013, no qual atuo como professora supervisora bolsista. Dentro desse projeto tenho a oportunidade de realizar estudos acerca da temática abordada: Dificuldades de Aprendizagem, dando continuidade à minha formação e oportunizando ampliação de cabedal teórico, a fim de modificar minha práxis enquanto professora. Vale ressaltar aqui que essa aprendizagem não fica restrita somente à minha pessoa, mas também é compartilhada com as acadêmicas bolsistas que fazem parte da equipe da Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas e atuam diretamente com as crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Esse projeto evidencia que a formação teórica deve estar aliada à prática, contribuindo para o melhoramento da qualidade de ensino, visto que essas ações poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem, garantindo reflexões sobre nossas práticas, buscando por aperfeiçoamento, que certamente virá da pesquisa e da troca de experiências, e a partir dessas trocas e do confronto das ideias, das vivências e das aprendizagens, gerar um círculo de cumplicidade e de amizade gigantesco, onde se desmistifica a sensação de apropriação do conhecimento para si, e se constrói um conhecimento compartilhado. E dentro dessa perspectiva entende-se que os professores são agentes ativos na construção de sua própria prática, sem esquecer que estão em interação com os demais e imersos nas limitações da escola. Acredito que como ex-bolsista de projetos de extensão universitária garanti uma práxis educativa mais alicerçada na pesquisa, e na busca de novas perspectivas, e que agora como supervisora bolsista posso semear tais sentimentos e entusiasmo às acadêmicas bolsistas que estão sob minha tutela no intuito de contribuir com minhas experiências para elevação de suas atuações práticas. Portanto, não tenho palavras para expressar tamanha gratidão por esta oportunidade. Não posso deixar de agradecer as acadêmicas bolsistas que atuam comigo: Eliada Alves, Janaine Gonçalves, Joice Eliane dos Santos, Nilce Svarcz Jungles de Camargo, Poliana Roberta de Miranda e Priscilla Vichinieski, pelo tamanho empenho, esforço, dedicação e respeito que demonstram no trabalho com os alunos e também para comigo.



0

0 Comentários :

Postar um comentário