A afetividade na relação professor e aluno e suas implicações na aprendizagem


Maria da Luz Stenzel
G - Pedagogia UNESPAR/FAFIUV
Professor Orientadora: Francieli Arlt Lopes

RESUMO

O âmbito escolar pode ser considerado como um dos espaços essencialmente favoráveis, e talvez único, capaz de desenvolver e elevar o indivíduo intelectual e culturalmente dentro de uma sociedade. No entanto, as relações estabelecidas neste contexto entre professores e alunos têm exigido bastante atenção e preocupação por parte daqueles que encaram a escola como espaço de construção mútua de saberes. Nesse sentido, este estudo tem por finalidade compreender a relação professor e aluno, com o propósito de contribuir nesse processo. Ressaltando assim, pontos importantes que estimulem o afeto, o respeito e o diálogo, com o intuito de contribuir para o processo de aprendizagem. Desse modo, percebe-se, que uma boa relação afetiva entre professor e aluno torna-se fundamental na formação do ser humano, bem como na superação dos obstáculos que se apresentem em todo contexto escolar. Portanto, o presente estudo elenca como objetivo geral: compreender a questão da afetividade e suas implicações na aprendizagem, e adota como objetivos específicos: analisar o vínculo afetivo entre professor e aluno, verificar os fatores que interferem e prejudicam a aprendizagem, bem como avaliar os fatores que contribuem para a superação de possíveis dificuldades de aprendizagem. Quanto ao delineamento da área de abrangência, este tema situa-se no âmbito das Ciências Humanas, mais especificadamente na área da Educação, voltada para a temática da Aprendizagem. Quanto à metodologia o presente artigo é considerado bibliográfico, pois foi desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

PALAVRAS-CHAVE: Afetividade; Professor/Aluno; Aprendizagem.

Resumo publicado no I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/ FAFIUV.
0

0 Comentários :

Postar um comentário