Jaqueline Ticiana Scherer,
UNESPAR/FAFIUV
Grasiela Pereira Castilhos,
UNESPAR/FAFIUV
Simone Luiza Kovalczuk,
UNESPAR/FAFIUV
Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai
UNESPAR/FAFIUV
Grasiela Pereira Castilhos,
UNESPAR/FAFIUV
Simone Luiza Kovalczuk,
UNESPAR/FAFIUV
Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai
Resumo: O estudo volta-se a ponderações que evidenciam o quão válida é a existência, no curso de Pedagogia e nos demais cursos de licenciatura, de projetos que tenham vínculo com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Dessa forma, objetivamos discutir como se configura, no projeto Mão Amiga, único projeto do curso de Pedagogia pertencente a CAPES/PIBID, o processo de iniciação docente. Nesse ínterim, o enfoque maior será dado a uma das facetas do Mão Amiga: a iniciação à pesquisa que é pautada, essencialmente, nas reflexões oriundas da intervenção nas escolas e das ações empreendidas no âmbito do projeto. De um modo geral, a iniciação à docência tem como fio condutor a confluência entre a teoria, vivenciada e aprimorada nos bancos escolares do Ensino Superior, e a prática, adquirida nas escolas parceiras em meio ao exercício docente. Assim, há a formação de um professor que se defronta com a necessidade de associar o campo teórico ao prático, extraindo dessa junção as reflexões que sustentam e moldam a sua criticidade. Para que atinjamos esses objetivos, a metodologia utilizada no estudo é de caráter teórico-bibliográfico e fundamenta-se, com maior ênfase, em autores como Paulo Freire (2011), Rosana Beatriz Ansai (2012) e António Nóvoa (2003). Além das discussões oriundas do campo teórico, a referida pesquisa encontra-se respaldada em relatos de experiência, os quais têm origem e embasamento na dinâmica operacional do projeto Mão Amiga.
Palavras-chave: Pedagogia. Bolsistas Pibidianas. Ensino Superior. Escolas Parceiras.
Resumo publicado no I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/ FAFIUV.
0 Comentários :
Postar um comentário