Relato de experiências das acadêmicas bolsistas do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia na Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas de União da Vitória- PR


Nilce Svarcz Jungles de Camargo
email: nilcecamargo@yahoo.com.br
Priscilla Vichinieski
email: priscillavichinieski@hotmail.com 
Prof(ª) Orientador(a): Ms. Rosana Beatriz Ansai
email: ansairosana@yahoo.com.br 
Coorientadora: Ana Paula Romanoski
email: anaromanoski@yahoo.com.br 
UNESPAR/FAFIUV, CAPES/PIBID, Subprojeto Mão Amiga

Resumo: 

Este trabalho apresenta as experiências das acadêmicas bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas de União da Vitória- PR. Dentro do projeto, os acadêmicos podem vivenciar o cotidiano escolar, pois estão em contato direto com a escola, são experiências que proporcionam grande experiência profissional. Assim, estas experiências vividas pelas acadêmicas em formação inseridas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) são fundamentais na construção da identidade profissional, pois propicia oportunidades de novas aprendizagens e crescimento. Esses processos são análise da presente reflexão, desenvolvida com alunos do segundo ao quinto ano com foco na dificuldade de aprendizagem. Para abordá-lo, utilizou-se pesquisa bibliográfica e relato de experiência. Estes resultados instigam a capacidade reflexiva e a produção do conhecimento na prática profissional, compreendidas como fundamentais para o desenvolvimento de um profissional docente voltado para a autonomia, dessa maneira o presente relato tem por objetivo socializar as contribuições do Projeto Mão Amiga na formação inicial das bolsistas de Pedagogia. A perspectiva dos futuros professores indicam que a presença nas salas de aula possibilita uma melhor compreensão entre a prática e a teoria vivenciada na universidade, bem como a troca de conhecimento entre os próprios acadêmicos estimula uma melhor prática pedagógica. Sendo assim, o PIBID faz com que entenda-se que é através da prática que aprende ser professor, uma vez que contribui para a aproximação entre espaço de formação e exercício profissional. O projeto desenvolvido na escola além de priorizar o atendimento às crianças com dificuldade de aprendizagem promove a capacitação do licenciado. Dessa forma, o PIBID vem estreitar os laços entre universidade e escola, pois estando em contato com a realidade escolar, pode-se confrontar com a práxis, tornando este momento uma etapa importante para os futuros profissionais.

Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prática Pedagógica.


Resumo publicado no I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/ FAFIUV.

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