Mão Amiga (CAPES/PIBID) na rede municipal de União da Vitória PR: ações e desenvolvimento pedagógico



 O presente estudo tem como objetivo principal apresentar a estrutura, organização e os resultados do subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID, na suas ações e desenvolvimento do trabalho pedagógico com a finalidade de amenizar as dificuldades de aprendizagem, em parceria com rede municipal de União da Vitória Paraná e o curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras ( FAFIUV/UNESPAR). O projeto atende alunos de três escolas municipais (Pe. João Piamarta, Interventor Manoel Ribas e Prof. Serapião) e conta com a participação de vinte e seis bolsistas (1 coordenadora, 3 supervisoras, 18 bolsistas na equipe de desenvolvimento e 4 bolsistas como equipe de apoio). A equipe de acadêmicas bolsistas do curso de Pedagogia atua diretamente com as crianças com dificuldades de aprendizagem com atividades lúdicas em horário de contraturno com a finalidade de práticas que viabilizem a utilização de métodos e técnicas significativas e transfomadoras na aprendizagem. O acompanhamento da prática docente da equipe se efetiva a partir de algumas ações que julgamos fundamentais: 1) Reunião entre Supervisoras e Coordenação que ocorrem semanalmente com o objetivo de acompanhar, avaliar, encaminhar e deliberar sobre o trabalho realizado com as acadêmicas bolsistas; 2) Hora do Trabalho Coletivo, momento onde as acadêmicas bolsistas trazem o relato de sua prática e as supervisoras planejam oficinas e orientações visando atender as necessidades apresentadas, bem como auxiliam na elaboração dos planejamentos, e nas correções das suas produções científicas, concretizando no cotidiano a interação entre teoria e prática; 3) Atividades Docentes na Escola onde se desenvolve o projeto, através de conversas com a equipe escolar sobre as dificuldades dos alunos e nas diversas formas de intervenções e atividades lúdicas e 4) Na Leitura e Orientação dos Relatórios Mensais e Produções e Pesquisas Científicas, onde é relatado o trabalho realizado durante o mês tanto com os alunos quanto no que se refere às atividades de pesquisa, bem como onde se planejam e se efetivam pesquisas científicas. Face ao exposto, o projeto Mão Amiga atende atualmente cento e vinte e cinco crianças do 2º ao 5º ano, e vem cumprindo seus objetivos primordiais de amenização das dificuldades de aprendizagens dos alunos, a formação docente inicial das bolsistas do curso de pedagogia, bem como com a formação continuada de professores supervisores, além de promover a integração da universidade com a educação básica.

Trabalho apresentado pela bolsista supervisora
Josimar Mariano Borille
 no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID - EENALIC.




5

5 Comentários :

Unknown disse...

Parabéns Prof. Ms Josi pela a participação no evento ENALIC, não estive presente em sua apresentação mas tenho certeza que arrasou. Tenho orgulho de tê-la como minha Supervisora. Você é demais!!!!

Unknown disse...

Quero agradecer de coração a supervisora da Escola Municipal Padre João Piamarta Profª Josimar Borille e minhas colegas bolsistas Angela, Elaine, Heliana, Lais e Tatiana pela amizade e companheirismo em todas as tarefas realizadas durante o ano. Desejo a todas muitas felicidades e realizações!

Unknown disse...

Parabéns colega querida!Sucesso

Unknown disse...

Parabéns professora Josimar Borille você como sempre muito competente representa muito bem o nosso Projeto Mão Amiga!!! Sucesso...

Josi disse...

Meninas, já estou com saudades de vcs todas e ansiosa pela início de nossas atividades de 2014! abraços
Prof Josi

Postar um comentário