Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV: a importância do lúdico como recurso pedagógico que minimiza as dificuldades de aprendizagem



    O projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União daVitória/PR (FAFIUV) e financiado pela CAPES/PIBID, oferta um atendimento extraclasse, nas três escolas parceiras do projeto, a alunos com dificuldade de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo objetiva delinear a contribuição advinda do Mão Amiga às escolas parceiras, com ênfase à relevância da inserção do lúdico como fator que ameniza ou atenua as dificuldades de aprendizagem dos educandos. Observa-se que o sistema educacional vigente está permeado por um descontentamento de docentes e discentes frente a como se configura o processo de ensino-aprendizagem. Outro fator importante a ser citado é o currículo, que é fragmentado, não dando base ao diálogo entre as disciplinas. Tem-se, ainda, a avaliação que não leva em consideração as potencialidades e as particularidades dos alunos. Dessa maneira, partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras, mecanismos pelos quais ela se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar os conhecimentos e a desenvolver habilidades motoras, cognitivas e linguísticas. Em decorrência a isso, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento dos discentes. Assim, a referida pesquisa caracteriza-se como teórica bibliográfica, uma vez que a fonte de coleta de dados utilizará referências publicadas em livros e artigos, resgatando algumas pesquisas já realizadas que comprovam a eficiência do trabalho por meio de jogos e brincadeiras no desenvolvimento físico e psicológico, além de servir como um recurso motivacional ao aprendizado. Dessa forma, o fio condutor para a efetivação desse estudo baseia-se em teóricos como Piaget e Vygotsky. Pontua-se que a intervenção pedagógica do projeto Mão Amiga vincula-se à promoção de um trabalho diferenciado que atenue ou minimize o fracasso escolar, em que há o despertar, nos alunos atendidos, da curiosidade de aprender, partícula que fará com que ocorra a superação das dificuldades de aprendizagem. O trabalho encontra-se em fase de revisão de literatura.

Trabalho apresentado pela bolsista acadêmica Grasiela Pereira da Silva de Castilhos
no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID - EENALIC
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2 Comentários :

Unknown disse...

Parabéns...muito sucesso colega querida, que possamos continuar trocando experiencias e conversas....

Unknown disse...

Grasiela parabéns pela sua participação neste maravilhoso Evento você sempre representa muito bem o nosso Projeto Mão Amiga!!! Sucesso amiga...

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