A presente pesquisa tem como principal objetivo demonstrar de que forma o projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID, tem um impacto positivo na formação docente inicial. Dessa maneira, o foco do projeto Mão Amiga é o de atenuar ou amenizar, via recorrência à ludicidade, as dificuldades de aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais da rede pública de União da Vitória, Paraná. Frente a isso, as bolsistas pibidianas do projeto tendem a incorporar uma prática docente diferenciada que as instiga à pesquisa, mais precisamente ao aprimoramento da linguagem oral e escrita. Por conta disso, o presente estudo tem como metodologia a pesquisa teórica, bibliográfica e exploratória, evidenciando como a inserção no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID contribui de forma significativa para o desenvolvimento da performance profissional e intelectual das acadêmicas bolsistas. Neste sentido, verifica-se que além da vivência docente nas escolas, o projeto oportuniza às bolsistas a inserção no âmbito da pesquisa, tendo como fio condutor a solicitação de leituras de obras referentes à educação, bem como o constante estímulo da produção escrita crítica e reflexiva. Dessa forma, as pibidianas defrontam-se com a teoria vinculada à prática, fator que facilita a produção de textos de cunho científico, os quais são exteriorizados em eventos que clamam por apresentações orais. Nota-se que as bolsistas, baseadas nesses dois pilares: o ensino e a pesquisa, precisam aprimorar e potencializar o uso que fazem da linguagem, sendo esse um processo que perpassa a iniciação docente, conferindo ao Mão Amiga a identidade de ser um projeto que preocupa-se com a evolução do desempenho da performance intelectual e profissional. Com isso, ressalta-se que a linguagem é um elemento contributivo significativo, uma vez que é a principal forma de expressão humana. Segundo postula Vygotsky, outra habilidade intelectual que pode ser desenvolvida é a escrita, sendo que a codificação dos pensamentos é uma atividade característica nossa. Estes dois elementos apresentados, linguagem e escrita, permitem também as bolsistas do projeto Mão Amiga construir uma autonomia singular para além da vida profissional e acadêmica, visto que via recorrência a esses dois âmbitos é que acontece a evidenciação dos diversos conhecimentos adquiridos. Este estudo, que ainda está em fase de revisão de literatura, fundamenta-se em autores como Michael Cole (et al.) (1994), Pedro Demo (2003) e Marli André (org.) (2012). Apoio: CAPES.
Trabalho apresentado pela bolsista acadêmica Silmara Maria Wierzbicki
no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID - EENALIC.
no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID - EENALIC.
2 Comentários :
Parabéns as meninas que participaram e foram representar nosso Projeto Mão Amiga em Uberaba, com certeza foi uma experiência muito valiosa e significativa.
Parabenizo a todas pela participação nesse grande evento representando o Projeto Mão Amiga, com muito empenho e dedicação.
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