Polidez: atitude necessária para construção da identidade e saberes dos integrantes do PIBID



Vergopolan, Roseli
Profa. Bolsista Projeto Mão Amiga, CAPES PIBID


A polidez é um comportamento onde a pessoa é gentil e demonstra civilidade, através do uso de expressões verbais que suavizam as divergências entre as pessoas que trabalham em equipe, principalmente no cotidiano escolar. Ao ingressarem nos projetos, os bolsistas pibidianos possuem uma visibilidade notável já que desenvolvem suas ações dentro das escolas e na universidade, sendo tutelados pela ação formativa inerente do cotidiano educacional. Este estudo tem como objetivos: investigar a importância da polidez na inserção destes sujeitos no dia a dia escolar; entender como a delicadeza influencia a boa comunicação entre os sujeitos determinando atitudes e aprendizagens necessárias para otimizar o trabalho pedagógico. A metodologia deste trabalho se dará através de questionário semi-estruturado, observações e de pesquisa teórica bibliográfica. Os autores que darão suporte a este trabalho são Austin (1992); Pimenta (1999); Libâneo ( 2001); Tardiff (2002); Nóvoa (1992), entre outros. Como se sabe, a polidez está associada à imagem pública; desta forma, retrata o trabalho do docente, sendo que influencia diretamente a comunicação, que não se limita a troca de informações e sim definem as relações pessoais, elo importante nas aprendizagens dos bolsistas pibidianos. O conjunto de saberes na formação dos professores devem contribuir para a formação dos sujeitos dentro da plenitude, ou seja, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Este estudo encontra-se em andamento.

PALAVRAS- CHAVES: Polidez. Identidade. Saberes. Formação.
3

3 Comentários :

Unknown disse...

Parabéns querida colega pelas sábias palavras, com certeza a Polidez se faz necessária em todas as circunstâncias quando se trabalha na área de humanas!

Anônimo disse...

Prof suas palavras nos mostram que sempre devemos nos dedicar, pois a recompensa que teremos mais tarde será muito gratificante. E sem dúvida alguma também nos incentivam a continuar nesta profissão nos mostrando que podemos fazer a diferença neste mundo.
Lais Suzana Kurutz

Anônimo disse...

Realmente achei um tema bastante interessante para ser colocado em discussão, já que Educação está diretamente ligado à relações pessoais, e que cada ser humano é único em suas características e instintos. Sendo assim, este assunto é riquíssimo e poderá ser muito explorado. Parabéns Profª Roseli pela escolha do tema..
Rozinei Cardozo Kranholdt

Postar um comentário