Blog na formação docente inicial: portfólio digital voltado à exposição das ações empreendidas no âmbito do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV



Jaqueline Ticiana Scherer
G – Pedagogia – UNESPARUV
Professora orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
O presente estudo tenciona analisar a relação que é estabelecida entre a tecnologia da informação e comunicação, que se tem disponível no ambiente virtual do blog, voltado a análise especificamente ao seu uso como portfólio digital, interligado com a formação docente inicial das bolsistas acadêmicas atuantes no subprojeto Mão Amiga, do Curso de Pedagogia UNESPAR /CAPES/PIBID. A pesquisa possui como objetivos, à intenção expor o blog como um meio que exerce forte influência na formação docente inicial e continuada, além de auxiliar na aquisição e na transmissão de dados, de informações e no processo educativo e comunicativo. O estudo embasa-se em sua metodologia segundo o procedimento técnico utilizado como pesquisa de campo do tipo levantamento, as informações foram coletadas por intermédio de um questionário misto contendo conteúdo, versus, questões fechadas e uma questão aberta, sendo que as respostas das perguntas fechada foram dadas a partir de questões com quatro alternativas do tipo escala Lickert. A população da pesquisa é constituída por trinta acadêmicos bolsistas licenciandos do Curso de Pedagogia da FAFIUV/UNESPAR os quais estão inseridos no subprojeto Projeto Mão Amiga no primeiro semestre do ano de 2014. Ressalta-se com o estudo o fato de que o blog se constitui como uma ferramenta revolucionaria na área de comunicação e de transmissão de informações, sendo que essa tecnologia se constitui quando inserida no ambiente escolar, como um instrumento que possibilita a aprendizagem interativa, fazendo desse modo com que os professores e os alunos estejam inseridos em um espaço onde a reflexão ultrapassa a simples constatação.

PALAVRAS-CHAVE: Iniciação á docência, Blog, Projeto Mão Amiga.



0

0 Comentários :

Postar um comentário