Tatiana de Lima
Simone Luiza Kovalczuk
Jaqueline Ticiana Scherer
Acadêmicas bolsistas CAPES/PIBID
G – Pedagogia - UNESPAR/UV
Professora Orientadora: Esp. Débora Passos Guimarães
RESUMO:
A presente pesquisa é fruto de estudos empreendidos no âmbito do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, e tem como objetivo resgatar e dar maior corporeidade a um projeto interventivo de “Jogos e Brincadeiras”, que se encontra no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Guia Lopes. A justificativa deste trabalho encontra-se respaldada na necessidade de aprofundamento na metodologia de projetos na gestão escolar, pois o curso de Pedagogia da UNESPAR/UV não forma somente professores, mas também gestores escolares. Além disso, conflui-se no bojo da iniciação docente ofertada pelo Mão Amiga as pretensões formativas do curso, associando-as aos anseios do projeto mão amiguense e tendo como fio condutor uma gestão escolar que se pauta na recorrência ao uso da ludicidade como ferramenta para fomentar resultados positivos no ambiente escolar. Deste modo, intenta-se promover, entre os alunos da escola parceira, jogos e brincadeiras que primem pela elevação da autoestima e da socialização, com o intuito de tornar o ambiente escolar mais convidativo. Enfatiza-se a importância da realização de projetos nas escolas e a contribuição desta nova proposta de trabalho, na parte de gestão, para a formação acadêmica das pesquisadoras. O estudo embasa-se, primordialmente, em Moura e Barbosa (2009) e encontra-se em fase inicial de implantação das atividades, sendo esta uma pesquisa teórica e bibliográfica e também classificada como de campo, visto que terá como suporte analítico as intervenções pibidianas que serão realizadas.
A presente pesquisa é fruto de estudos empreendidos no âmbito do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, e tem como objetivo resgatar e dar maior corporeidade a um projeto interventivo de “Jogos e Brincadeiras”, que se encontra no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Guia Lopes. A justificativa deste trabalho encontra-se respaldada na necessidade de aprofundamento na metodologia de projetos na gestão escolar, pois o curso de Pedagogia da UNESPAR/UV não forma somente professores, mas também gestores escolares. Além disso, conflui-se no bojo da iniciação docente ofertada pelo Mão Amiga as pretensões formativas do curso, associando-as aos anseios do projeto mão amiguense e tendo como fio condutor uma gestão escolar que se pauta na recorrência ao uso da ludicidade como ferramenta para fomentar resultados positivos no ambiente escolar. Deste modo, intenta-se promover, entre os alunos da escola parceira, jogos e brincadeiras que primem pela elevação da autoestima e da socialização, com o intuito de tornar o ambiente escolar mais convidativo. Enfatiza-se a importância da realização de projetos nas escolas e a contribuição desta nova proposta de trabalho, na parte de gestão, para a formação acadêmica das pesquisadoras. O estudo embasa-se, primordialmente, em Moura e Barbosa (2009) e encontra-se em fase inicial de implantação das atividades, sendo esta uma pesquisa teórica e bibliográfica e também classificada como de campo, visto que terá como suporte analítico as intervenções pibidianas que serão realizadas.
PALAVRAS-CHAVE: Mão Amiga. Metodologia de Projeto. Ludicidade. Gestão Escolar.
0 Comentários :
Postar um comentário