Simone Luiza Kovalczuk
Jaqueline Ticiana Scherer
Acadêmicas Bolsistas CAPES/PIBID
G - Pedagogia – UNESPAR/UV
Professora Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo-mor evidenciar o uso do Google Docs enquanto ferramenta de coleta de dados para as pesquisas empreendidas no âmbito do projeto de iniciação à docência, Mão Amiga CAPES/PIBID, do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Nesse entender, o instrumento supramencionado é sitiado no Google Drive e permite, gratuitamente, aos usuários cadastrados no gmail a criação e a gerenciação de questionários onlines. Nesse tocante, a comodidade advinda da recorrência ao Google Docs está correlacionada ao fato do questionário moldar-se aos anseios do pesquisador, ofertando o ensejo de optar-se pela formulação de perguntas de múltipla escolha ou descritivas (frase ou parágrafo). Findado o processo de construção do questionário que resume-se, basicamente, na escolha do layout e na digitação do conteúdo, o próximo passo é copiar o link e enviá-lo, via e-mail, ao público-alvo. Concomitantemente, ao acessar o link e responder aos questionamentos da pesquisa, o respondente clica em enviar os dados, os quais vão, momentaneamente, à planilha de gerenciamento, localizada no Google Drive, e que está sob os cuidados do autor da pesquisa. Expirado o prazo previamente delimitado para que o questionário esteja em vigor, há a geração, no sistema, de um relatório geral dos resultados obtidos, com a criação automática de gráficos (no caso de múltipla escolha) que sinalizam as porcentagens, da mesma forma que há a delimitação das respostas obtidas no que se refere ao âmbito descritivo. O estudo ao qual intentamos dar corporeidade encontra-se em fase de revisão de literatura, ao passo que tenciona delinear as contribuições oriundas da tecnologia quando agregada ao campo da coleta de dados.
PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia. Projeto Mão Amiga. Pesquisa. Google Docs. Questionários Online.
0 Comentários :
Postar um comentário