Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e o trabalho com as emoções: molas propulsoras para o desenvolvimento e aprendizagem infantil.


Dulcimara Tomki
Viviane Vieira Martins

RESUMO: Sabemos da existência de campos indissociáveis dentro do processo de aprendizagem, isso pode ser evidenciado a partir dos estudos de Henri Wallon, sobre os campos da afetividade e da inteligência, e as influências das emoções no desenvolvimento do psiquismo humano. Esse estudo tem sua gênese atrelada às indagações sobre as influências das emoções no processo de aprendizagem e as possíveis articulações pedagógicas voltadas para crianças inclusas no subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID. O presente estudo tem por objetivos: contribuir para com os estudos dentro do campo da afetividade; relatar experiências pedagógicas vivenciadas dentro do subprojeto e realizar reflexões a partir dos resultados obtidos via Projeto das Emoções, realizado durante o ano letivo de 2014, tendo como participantes alunos do 1º, 2º e 3º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vitória Fernandes; apresentar possíveis articulações pedagógicas voltadas à infância, considerando as peculiaridades e experiências trazidas para o interior da sala de aula. Essa pesquisa será desenvolvida por meio da metodologia de pesquisa-ação, amparada em fundamentações teóricas existentes. Pesquisas realizadas por esse viés, para além de subsidiarem a ação pedagógica, contribuem para a construção da identidade docente, visto que o conhecimento da carga emocional do aluno possibilita a compreensão de suas demandas atuais, auxilia no direcionamento de futuras intervenções pedagógicas e oportuniza o surgimento de novas perspectivas, amenizando assim, as dificuldades de aprendizagem.

PALAVRAS CHAVE: Afetividade. Emoções. Aprendizagem. Iniciação Docente. 



0

0 Comentários :

Postar um comentário