Participação no V Congresso de Formação de Professores



    No dia de 17 de setembro de 2014, a professora coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai, acompanhada da bolsista acadêmica Jaqueline Ticiana Scherer, fizeram-se presentes no V Congresso de Formação de Professores, realizado na Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA, para a apresentação do artigo intitulado como “O blog na formação docente inicial: portfólio digital das ações empreendidas no âmbito do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV”, trabalho que se configura enquanto conclusão de curso.
    Destaca-se que este evento científico, em suma, continha como objetivo trazer à discussão a temática “Formação de Professores” e, no mesmo, foram apresentados pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema. 
    Para quem ficar interessado em ler o trabalho, além de outros artigos que foram apresentados no decorrer do evento, é possível encontrar os mesmos disponíveis no link abaixo:



Foto 1: Professora Ms. Rosana Beatriz Ansai acompanhada de Daniela Gureski Rodrigues, apresentadora de trabalho no congresso, e da bolsista acadêmica Jaqueline Ticiana Scherer.


Foto 2: Acadêmica e orientadora posando para foto na entrada da Faculdade Cenecista de Campo Largo.
0

APRENDER BRINCANDO: JOGO DA JOANINHA


Texto escrito pela acadêmica bolsista Renata Penteado.

     O jogo da joaninha foi confeccionado na Escola Municipal Vitória Fernandes, pelas acadêmicas bolsistas do subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID: Dulcimara Tomki, Karen Roberta Cordeiro, Renata Penteado e Silmara Maria Wierzbicki. 
     Para sua construção utilizou-se pratos de papelão, E.V.A e tampinhas de garrafa pet. O jogo tem por objetivo estimular a noção de quantidade, atenção, operações matemáticas, habilidade manual, sequência lógica e concentração. O referido jogo apresenta duas variações:
    1 – Os alunos jogam dois dados, sendo que em um deles contém apenas os numerais 2 e 3, e no outro, sinais de adição e subtração. O número que cair corresponde a quantidade de pintinhas (tampinhas) que o educando deverá retirar da joaninha, que contém números na parte de dentro, e o sinal indicará qual operação será efetuada com os números. 2 – Um aluno de cada vez retira uma pintinha (tampinha) de cada vez da joaninha, as quais contêm operações matemáticas no verso. O grau de dificuldade das operações varia de acordo com o conhecimento dos educandos.
    Eis, assim, uma maneira lúdica e prazerosa de se introduzir o raciocínio lógico-matemático em nossas atividades, onde todas as crianças envolvidas no Projeto Mão Amiga participaram, demonstrando muito interesse pelo mesmo.


Foto 01 - Jogo da Joaninha
Foto 02 - Aplicação do jogo pela acadêmica bolsista Dulcimara Tomki
Foto 03 - Acadêmica bolsista Renata Penteado iniciando o jogo com os alunos atendidos pelo projeto
0

Projeto Mão Amiga marcou presença no Desfile Cívico do Dia Sete de Setembro


    Na manhã do dia sete de setembro de 2014, um domingo, os bolsistas acadêmicos do Projeto Mão Amiga, em conjunto com as supervisoras e coordenadoras, fizeram-se presentes no desfile cívico, com o intuito de representar, em meio às ruas e à comunidade regional, a força cooperativa existente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e no curso de Pedagogia, bem como sinalizar que o curso mencionado tem, em sua dinâmica operacional, um projeto de iniciação à docência que se faz notável não apenas pela vivacidade da cor que veste, mas também pelas ações docentes que empreende ao longo de todo o ano letivo nas escolas parceiras de União da Vitória, Paraná.



Texto escrito pelas bolsistas: Jaqueline Ticiana Scherer e Simone Luiza Kovalczuk
0

Sugestão do Filme: Ao mestre, Com Carinho


    O filme sugerido retrata o dia a dia de um jovem professor que, em sua prática, depara-se com alunos indisciplinados. Este filme é tido como um clássico, evidenciando em seu bojo alguns problemas e medos com os quais os adolescentes do anos 60 defrontavam-se.
 "Ao mestre, com carinho" encontra-se disponível no link:


1

Mão Amiga e Bonequeiras Sem Fronteiras: relato de experiência


     O Projeto Mão Amiga tem como uma das máximas mais basilares a preocupação com o tornar os bolsistas envolvidos mais tocados pelo sentimento de humanidade, fazendo-os pensarem no outro e potencializarem a prática docente com essa partícula de empatia.
    Diante desse cenário de possibilidades humanizadoras e de experiências ímpares, no dia 27 de agosto de 2014, as bolsistas Agnes Isabela Leão Ferreira, Ersoli de Cássia Quirino Grob e Gislaine Ap. de Castro Schneider participaram, juntamente com as Bonequeiras Sem Fronteiras, da entrega de 300 bonecas para as crianças do CMEI Sagrada Família, localizado no Bairro São Cristovão.
     Tomadas pela sensibilidade, as bolsistas supracitadas teceram um comentário apreciativo sobre a entrega das bonecas às crianças. Assim, para a pibidiana Agnes:
     
    “Estar presente neste evento foi emocionante e, ao mesmo tempo, cativante. Uma tarde onde nos envolvemos no trabalho voluntário e tivemos a oportunidade de dividir a alegria com cada criança e, como resultado, recebemos os sorrisos, abraços e carinho desses seres tão especiais, desses anjos conhecidos como crianças”.

       Na mesma linha de entendimento, a bolsista Ersoli pontua:

    “Momentos de grande realização e aprendizado junto às Bonequeiras Sem Fronteiras, um grande gesto de amor ao próximo. Vivenciar esta experiência foi maravilhoso, levaremos para sempre o aprendizado adquirido”.

      Somando ao exposto, a mão amiguense Gislaine sintetiza:

   “Acreditamos que é através de pequenos gestos, que a alegria e a satisfação tomam-se significativas. Auxiliar na entrega das bonecas e observar o brilho nos olhos de cada criança, acompanhado de um sorriso ao escolher seu brinquedo foi um aprendizado de grande valia. Deve-se destacar que para Içami Tiba (2012) a criança desenvolve a autoestima ao brincar com o que ganhou, interagindo e criando novas brincadeiras.”

        Abaixo tem-se um panorama fotográfico do momento ilustrado ao longo do texto. É nítido o sorriso sincero das pibidianas, o brincar faceiro das crianças e a dimensão espacial que 300 bonecas ocupam. Parabéns aos envolvidos!


0

Indicação de Livros


    Uma boa indicação e uma ótima notícia:

Os livros publicados pelo Projeto Mão Amiga já estão disponíveis no site do PIBID da UNESPAR. Além disso, é possível encontrar no mesmo link (exposto logo abaixo) uma variedade de trabalhos, de outros projetos, publicados por intermédio do PIBID. Diante dessa facilidade, acesse e fique atualizado! Boa leitura!

     Acesse já...

  
0

Alunos do Projeto Mão Amiga da Escola Municipal Prof. José Moura visitam Feira de Ciências do Colégio Estadual São Cristóvão


    No dia 28 de agosto de 2014, os alunos do Projeto Mão Amiga, da Escola Municipal Professor José Moura, visitaram a Feira de Ciências do Colégio Estadual São Cristóvão - CESC. A Mostra de Ciências constitui-se em recurso riquíssimo para divulgação da ciência na comunidade escolar. Vale destacar que a construção de um experimento científico envolve o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos. 
   Durante a Feira, os educandos puderam manusear alguns experimentos de Ciências, tendo uma aprendizagem significativa e diversificada. 
    Sob essa ótica, na atualidade, há vários exemplos de feiras de Ciências que ocorrem no Brasil com o objetivo de divulgar e incentivar a elaboração de trabalhos científicos realizados nas escolas. É de suma importância que os discentes entrem em contato com a área científica desde cedo, pois isso pode desencadear grandes aprendizagens e interesses referentes ao assunto. 
    Sendo assim, a visita que realizamos com os alunos participantes do Projeto teve como intencionalidade mostrar a diversidade e o contato com experiências e conteúdos diversificados. Assim, durante a visita, constatamos que os estudantes demostraram muito entusiasmo e observaram com atenção os materiais produzidos, ao passo que realizaram alguns questionamentos sobre as experiências expostas.

Texto escrito pelas bolsistas: Janaíne Gonçalves e Jeniffer Venâncio

 Sangue do Diabo
Ovo na Garrafa
Líquido Fluorescente
 Pegando o Fogo Com as Mãos
Observação no Microscópio
Água Furiosa
 Areia Movediça
Digital no Iodo
2

Bolsistas da Escola Municipal Prof. José Moura participam da palestra: A voz e a vez dos professores nas discussões pedagógico-curriculares


    No dia 06 de agosto de 2014 aconteceu, no Salão Nobre da Escola Municipal Professor José Moura, a formação docente da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. Os acadêmicos bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID: Ersoli Grob, Janaíne Gonçalves, Jennifer Venâncio e Juliano Dilkin participaram da palestra da Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soares, da Universidade Federal do Paraná, momento em que se abordou as práticas sociais, culturais e escolares. 
  Durante a palestra, analisaram-se diversas técnicas e conceitos referentes às questões sociais e pedagógicas no ambiente escolar. Inicialmente, os presentes assistiram ao vídeo de uma dança que mostrava a importância do trabalho em equipe. Na sequência, foram exibidas fotos da equipe da Secretaria de Educação de União da Vitória. A fala da da professora Maria Tereza foi de grande importância para reflexões e análises da prática pedagógica, aliando a teoria à vivência enquanto acadêmicos bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.
  Podemos salientar que a palestrante citou Saviani, apontando as questões sociais e também ressaltando tópicos referentes à escola como meio social das aprendizagens e práticas sociais. As práticas sociais estão vinculadas à ação que os alunos trazem para a escola e estas ações criam oportunidades de aprendizagem. A professora supracitada discutiu que se cria um currículo pedagógico a partir de vivências nas escolas, na cidade e na sociedade. Sendo assim, devemos refletir sobre o que ensinar, como ensinar e como organizar.
    Por fim, a palestrante compartilhou com o grupo o jogo Mancala, evidenciando sua importância para o ensino prazeroso da Matemática, incentivando aos educadores da Rede Municipal de Ensino tal uso como recurso lúdico pedagógico na superação das dificuldades de aprendizagem. Fomos lisonjeados pela doutora que asseverou a importância da parceria entre a Universidade e Escola, proporcionando uma reflexão construtiva para formação profissional e acadêmica.

Texto escrito pelos bolsistas: Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne Gonçalves, Jeniffer Venâncio e Juliano Dilkin.

Bolsistas da Escola José Moura junto à Prof.ª Dr.ª Maria Tereza C. Soares, da Universidade Federal do Paraná - UFPR 
0

Feliz Aniversário!




Rosana Beatriz Ansai 
3-set

Adriane Elisa Dombrowski
30-set

Silmara Maria Wierzbicki 
23-set

Janaíne Eliana Scherer 
 22-set
0