A importância da família e sua participação no processo de ensino aprendizagem dos alunos atendidos pelo projeto Mão Amiga PIBID/UNESPAR


Rozinei Cardozo Kranholdt (PIBID,CAPES), Pedagogia, Campus de União da Vitória. rozikank@hotmail.com
Elaine Maria Bunhak (PIBID,CAPES), Pedagogia, Campus de União da Vitória. nane.bunhak@hotmail.com
Grasiela Perreira de Castilhos (PIBID,CAPES), Curso, Pedagogia, Campus de União da Vitória. grasicastilhos@hotmail.com
Professora Orientadora: Débora Passos Guimarães, Pedagogia, UNESPAR-Campus de União da Vitória. deborabiti@hotmail.com

RESUMO: 
A família é a base educativa de uma criança, assim exerce um papel relevante no processo de ensino aprendizagem. Muitos problemas relacionados à aprendizagem escolar podem estar ligados a não participação da família neste processo, ao considerar que a mesma é a primeira a desencadear esse processo de construção de conhecimentos, por meio de uma vida familiar com mais afetividade e motivação. Desta maneira, os pais podem estimular o seu filho despertando-lhe interesse e entusiasmo pela aprendizagem. Sendo assim é de suma importância um “olhar” voltado à participação da família perante a vida escolar de seu filho. Como estudante e bolsista do subprojeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV mantida pelo convênio CAPES/PIBID observo, a partir do trabalho realizado com alunos/crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, que muitos deles evitam conversar sobre a sua família no espaço da sala de aula. Assim devido a esse motivo, vejo a necessidade de averiguar o porquê dessa atitude, e posteriormente olhar para os alunos sob uma ótica que permite um conhecimento mais minucioso perante sua realidade familiar. Neste sentido o presente estudo tem como tema a família do aluno com dificuldade de aprendizagem, atendidos pelo subprojeto Mão Amiga – PIBID/UNESPAR. O objetivo desse estudo é investigar a realidade sócio-econômico-cultural dos alunos e os fatores que podem estar associados às dificuldades de aprendizagem. No presente momento a pesquisa encontra-se em fase inicial, e esta classificada como teórica-bibliográfica, de cunho exploratória, onde está sendo construída a revisão de literatura sobre o tema proposto e pretende-se através desse estudo ponderar qual a participação da família no processo ensino aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Projeto Mão Amiga. Família. Aprendizagem. 

0

0 Comentários :

Postar um comentário