A realidade social e familiar das crianças com dificuldade de aprendizagem, participantes do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID


Janaíne Eliana Scherer (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, ja.naine@hotmail.com
Prof.ª Orientadora: Débora Passos Guimarães, Pedagogia, UNESPAR- Campus de União da Vitória. deborabiti@hotmail.com

RESUMO: 
Esta pesquisa tem como objetivo mostrar a realidade social e familiar dos alunos com dificuldade de aprendizagem participantes do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Este projeto de iniciação docente funciona em contraturno e oferece atividades pedagógicas lúdicas para os alunos do ensino Fundamental de seis escolas Municipais do Município de União da Vitória. Para este estudo, foi pesquisado uma escola onde participam do projeto crianças que frequentam do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Entre eles há 11 meninos e 5 meninas. Para descobrir o universo destas crianças e tentar compreender suas dificuldades, buscou-se, por meio de um questionário estruturado e atividades dirigidas, descobrir o cotidiano social e familiar dessas crianças, pois a função de ensinar não cabe somente à escola e sabe-se que cada criança traz consigo experiências e conhecimentos que vivenciam fora deste ambiente, os quais vão influenciar na aprendizagem. Este estudo encontra-se na fase de coleta de dados.

Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem. Perfil dos Alunos. Projeto Mão Amiga. 

0

0 Comentários :

Postar um comentário