Grasiela Pereira da Silva. de Castilhos (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, grasicastilhos@hotmail.com
Elaine Maria Bunhak, (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, nane.bunhak@hotmail.com
Rozinei Cardoso Kranholdt (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, rozikank@hotmail.com
Professora Orientadora: Débora Passos Guimarães, (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, deborabiti@hotmail.com
Elaine Maria Bunhak, (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, nane.bunhak@hotmail.com
Rozinei Cardoso Kranholdt (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, rozikank@hotmail.com
Professora Orientadora: Débora Passos Guimarães, (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, deborabiti@hotmail.com
RESUMO:
As instituições formadoras de profissionais docentes se encontram em um momento importante de reflexões a respeito das constantes transformações no mundo de trabalho e, mais especificamente, na área onde o conhecimento e a informação são à base de sustentação das transformações que agora ocorrem. As discussões sobre a formação inicial de professores, em especial no curso de Pedagogia, apresentam grande relevância na busca por novas orientações para o processo formativo dos licenciados, uma vez que apontam para a necessidade de se repensar esse processo, que é insuficiente em contemplar aos futuros professores uma formação sólida e adequada à realidade escolar. O presente trabalho propõe revelar as contribuições das aprendizagens docentes iniciais construídas durante a atuação no projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória. A metodologia do presente trabalho é teórico-bibliográfica associada a relatos de experiências advindos das bolsistas do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. Através de alguns relatos de experiências das bolsistas acadêmicas, participantes do projeto Mão Amiga, publicados no livro “O PIBID em minha vida”, Stentzler (2013) podemos constatar que os objetivos do PIBID estão sendo contemplados no processo formativo dos licenciados em Pedagogia da UNESPAR. Por fim, devemos atentar para o fato de que o projeto Mão Amiga oferece a oportunidade de que as pibidianas defrontem-se com uma prática educativa que é devidamente tutelada pela coordenação de área e pelas professoras supervisoras. Neste entender, o projeto atrela-se a uma experiência profissional ímpar que gera subsídios que têm ecos positivos nessa formação docente. Nos depoimentos citados no livro, observamos que as relações estabelecidas no programa entre bolsistas, coordenadores e supervisores colaboram para que o licenciando tenha contato com as pesquisas desenvolvidas na área pedagógica, com as experiências no âmbito escolar, possibilitando que este, já nos primeiros anos de licenciatura, comece a moldar sua identidade docente, fundamentando-se na percepção de que a profissão se constitui num ambiente complexo e singular.
Palavras-chave: Projeto Mão Amiga. Bolsistas. Formação docente.
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