Introdução:
O subprojeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR, campus de União da Vitória, Paraná e financiado pela CAPES/PIBID tem por objetivo amenizar as dificuldades de aprendizagem nas áreas de leitura e escrita apresentadas por alunos que frequentam as séries iniciais do ensino fundamental na escola Padre João Piamarta, através da inserção de estratégias de ação que priorizam a utilização de métodos e recursos didático-pedagógico-lúdicos, como jogos, brincadeiras e dinâmicas. O projeto Mão Amiga é desenvolvido com a participação de 32 acadêmicos bolsistas inseridos nas redes de educação básica do município de União da Vitória, sendo estes coordenados e supervisionados por profissionais já formados na área, sendo 6 supervisoras (1 em cada das 6 escolas atendidas) e 2 coordenadoras. Nesta escola o projeto atende em média 35 alunos, com faixa etária entre 06 e 13 anos de diferentes turmas de ensino. Assim, este trabalho teve por objetivo apontar as contribuições do subprojeto Mão Amiga nas atividades docentes da escola padre João Piamarta, União da Vitória, PR, bem como categorizar as mesmas quanto as suas modalidades didático-pedagógicas e recursos metodológicos. Para levantar as contribuições didático-pedagógicas e metodológicas utilizados pelo projeto, realizou-se a contagem das mesmas através da leitura e análise dos relatórios produzidos pelas bolsitas no período de março a agosto de 2014 (6 meses), bem como dos registros pessoais das acadêmicas. Posteriormente realizou-se a classificação das mesmas por categorias.Ao total obteve-se 18 modalidades de produções didático-pedagógicas e metodológicas (100 %), distribuídas em 3 categorias, sendo 10 jogos (55%), 4 brincadeiras (22,5%) e 04 dinâmicas (22,5%), sendo a modalidade mais utilizada os jogos. De fato, muitos autores tem apontado a importância da utilização de diferentes metodologias e recursos didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, em especial aqueles que priorizam a ludicidade, pois estes podem contribuir de forma significativa na aprendizagem do aluno, bem como auxiliar na minimização das dificuldades de aprendizagem. No âmbito do projeto, percebemos que ao utilizar tais estratégias, há um maior interesse e motivação dos alunos pela leitura e escrita e consequentemente com reflexos positivos na aprendizagem.
Palavras-chaves: PIBID, contribuições didático-pedagógicas e metodológicas, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, lúdico.
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