As interações fundamentais no processo da aprendizagem dentro do Projeto Mão Amiga PIBID/CAPES.


Cristiane Mitzko (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, saletemitzko@hotmail.com
Gislaine Aparecida de Castro Schneider (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, gislainesch@hotmail.com
Ana Paula Romanoski (PIBID, CAPES), Supervisora Bolsista UNESPAR, Campus de União da Vitória, anaromanoski@gmail.com

RESUMO: 
O objeto central deste estudo é o aprimoramento na aprendizagem, visando usar as mais diversas formas motivacionais para que tal objetivo seja alcançado. Vale ressaltar que existe uma vasta diferença entre o baixo potencial de aprendizado por questões psicológicas e a falta da capacidade cognitiva essencial para o mesmo fim. São inúmeras as ferramentas motivacionais para o aprendizado, sendo que o profundo conhecimento do aluno, por parte do professor, e o interesse da família no aprimoramento intelectual do mesmo, são as principais formas apresentadas. Entendemos que a relação família/professor deve ser respeitada dentro do objeto de domínio de cada um, visto que, o professor deve estar preparado para as mais diversas situações que impedem no crescimento intelectual de seus alunos, sendo ele o apontador das soluções necessárias para que o sucesso no aprendizado seja alcançado. Da mesma forma que não será descartada a família como a outra parte fundamental para o completo sucesso, visto que a formação psicológica é feita quase que em sua totalidade no âmbito familiar, principalmente no que diz respeito à formação inicial da personalidade do aluno. Não menos importante, ressalta-se a convicção que o aluno deve depositar em seu professor, afinal, quanto maior a confiança em seu mestre, maior será o interesse em seus ensinamentos. Este estudo encontra-se em andamento, consiste em uma analise bibliográfica, realizada através da revisão de leituras de diferentes bases de dados, na qual se pretende compreender a interação no processo da aprendizagem.

Palavras-chave: Família. Aprendizagem. Professor.

0

0 Comentários :

Postar um comentário