A importância da motivação no processo ensino/aprendizagem dentro do projeto Mão Amiga UNESPAR/CAPES/PIBID



Gislaine Aparecida de Castro Schneider (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Câmpus de União da Vitória, gislainesch@hotmail.com
Cristiane Salete Mitzko (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Câmpus de União da Vitória, saletemitzko@hotmail.com

RESUMO: 
Pretende-se por meio deste estudo compreender a importância da motivação no que se refere ao processo ensino/aprendizagem, demonstrando a influência que a família e a relação professor/aluno exercem no desenvolvimento cognitivo, psicológico, físico e social da criança e/ou do adolescente. Neste contexto vale ressaltar a importância da família na formação da personalidade e auto-estima de seus filhos e o papel do professor na busca por recursos que motivem o aluno com dificuldades de aprendizagem, já que o mesmo possui melhores oportunidades de observá-lo. Para que ocorra o processo de ensino/aprendizagem é imprescindível alguém e algo para ensinar, assim como, alguém e algo para aprender, nesta relação deve-se levar em consideração a motivação como ferramenta auxiliadora já que ela afeta de forma expressiva este processo. Deste modo acredita-se que quando a motivação é intrínseca a aprendizagem ocorre de forma natural e prazerosa fazendo com que o professor obtenha sucesso referente ao aluno com dificuldades de aprendizagem, outro fator importante e que se faz indispensável neste processo é a relação professor/aluno, pois quando esta é fundamentada no respeito e na confiança o aluno sente uma maior abertura e segurança para o diálogo, compartilhando suas vivências do âmbito familiar e social que facilitam no processo ensino/aprendizagem e na superação das dificuldades encontradas em sala de aula. Esta pesquisa encontra-se em andamento, consiste em uma análise bibliográfica, realizada através da revisão de leituras de diferentes bases de dados, na qual se pretende compreender a importância da motivação no processo ensino/aprendizagem.

Palavras-chave: Motivação. Ensino/Aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem.


0

0 Comentários :

Postar um comentário