O trabalho pedagógico do supervisor pibidiano: reflexões e possibilidades



Adriane Elisa Dombrowski (PIBID, CAPES), UNESPAR, Câmpus de União da Vitória,
Roseli Vergopolan (PIBID, CAPES), UNESPAR, Câmpus de União da Vitória,

RESUMO: 
O trabalho pedagógico do supervisor pibidiano no contexto escolar é lócus de aprendizagens intensas. Dessa forma a atuação do supervisor bolsista é de grande importância, pois ele é o elo entre o projeto, os acadêmicos, a coordenação e a Universidade. O subprojeto Mão Amiga tem como objetivo sanar as dificuldades de aprendizagem e faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID) do curso de Pedagogia desenvolvido pela UNESPAR, campus de União da Vitória, em parceria com a Rede Municipal de Ensino. O objetivo deste estudo é refletir sobre as possibilidades e desafios sobre a inserção do Projeto Mão Amiga nas escolas participantes. Esta pesquisa se caracteriza como teórico-bibliográfica em que resultará em um relato de experiência analítico e reflexivo. O Projeto apresenta importantes contribuições para a formação inicial e continuada, para a pesquisa e para a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem de estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica. Ainda apresenta a ludicidade como metodologia para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. No Projeto, os acadêmicos bolsistas desenvolvem regência assistida em que professores supervisores e coordenadores fazem papel de co-formadores desses acadêmicos. Ressalta-se que para acontecer este trabalho é necessário que a escola disponibilize um espaço em horário extraclasse para o atendimento a estes alunos. Esta pesquisa se encontra em andamento.

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Projeto Mão Amiga.




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