Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e o ciclo gnosiológico: o caminho rumo à reflexão das ações empreendidas na fusão entre ensino superior e educação básica


Simone Luiza Kovalczuk (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus União da Vitória, simonyluizy@yahoo.com.br
Tatiana de Lima (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, tatianadelima13@hotmail.com
Jaqueline Ticiana Scherer, (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, deixaprajaque@hotmail.com

RESUMO:
O presente estudo tem como máxima direcional trazer à tona a dinâmica reflexiva que permeia a ação docente inicial e continuada que é empreendida no Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, que adquire materialidade no curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. De um modo geral, o projeto pauta-se em uma gama significativa de acadêmicos e professores envolvidos, tendo a totalidade de trinta graduandos bolsistas que frequentam o curso supracitado, seis docentes supervisoras da rede municipal de ensino de União da Vitória, Paraná, e duas coordenadoras de área que atuam no Ensino Superior. Em meio à dinâmica operacional do Mão Amiga, que é a de atender alunos que têm dificuldade de aprendizagem, um âmbito que recebe muita atenção é o da pesquisa, o qual tende a evidenciar o elo imprescindível entre a teoria e a prática, exteriorizando a contínua passagem, dos bolsistas pibidianos, pelo ciclo gnosiológico, que revela a existência de dois tipos de curiosidade: a ingênua e a epistemológica. O objetivo-mor é o de enfatizar de que forma os acadêmicos e os professores envolvidos agem frente ao campo científico, onde precisam dar reflexibilidade às vivências e as experiências tidas na correlação entre Ensino Superior e Educação Básica. Quanto ao delineamento metodológico, o estudo se configura como teórico bibliográfico, calcando-se, essencialmente, em Paulo Freire, sendo que a pesquisa também se apresenta como de campo, visto que embasa-se nas vivências mão amiguenses. O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento e lapidação teórica, sendo que os resultados esperados respaldam-se na premissa de delinear o modo como acadêmicos iniciantes na área científica vão incorporando a postura de pesquisadores, sendo tutelados, nesse ciclo que engloba saberes do senso comum associados ao campo teórico, por professores que também estão potencializando a faceta epistemológica.

Palavras-chave: Projeto Mão Amiga. Ciclo Gnosiológico. Formação Docente e Continuada.

0

0 Comentários :

Postar um comentário