Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID desenvolvem atividades lúdicas na Escola Municipal Clementina Lona Costa visando contribuir no processo ensino-aprendizagem


Na manhã do dia 01 de julho de 2015, as acadêmicas bolsistas Jeanini Fátima Kaspczak e Patrícia Guimaraes dos Santos desenvolveram a atividade do “Bingo das Letras”, com os alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. A atividade realizada buscou trabalhar a diferenciação das letras e números, bem como o reconhecimento das letras de maneira lúdica e significativa, proporcionando um ambiente agradável à aprendizagem.
Nesse sentido, a ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas como um instrumento para o ensino de conteúdo. Os jogos e brincadeiras não devem ser compreendidos apenas como recursos pedagógicos, pois seu uso vai além da sistematização de conhecimentos. Além disso, estes não devem ser usados apenas para atingir resultados preestabelecidos.
O jogo pode ser visto como uma atitude essencial que possibilita a conquista da liberdade de expressão, o transitar do cotidiano permeado de regras e normas socialmente construídas para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. A prática lúdica é conhecida como algo essencial ao indivíduo, conforme afirma Vygotsky (1998). Por esse viés, a criança aprende com mais facilidade brincando, conseguindo realizar ligação com fatos, pessoas e situações, ao mesmo tempo em que o jogo promove o sentimento de plenitude, permitindo o desenvolvimento infantil em todos os aspectos de forma flexível, sem divisão entre pensamento, emoção e ação.
Foi uma manhã muito produtiva, na qual o processo ensino-aprendizagem ocorreu de forma agradável e significativa, acarretando em experiências positivas tanto aos alunos quanto às bolsistas.


Texto escrito pela bolsista acadêmica Jeanini Fátima Kaspczak.

Bolsistas Pibidianas atuando na Escola Clementina Lona Costa
Bolsistas Pibidianas atuando na Escola Clementina Lona Costa

Bolsistas Pibidianas atuando na Escola Clementina Lona Costa
0

0 Comentários :

Postar um comentário