Na manhã do dia 01 de julho de 2015,
as acadêmicas bolsistas Jeanini Fátima Kaspczak e Patrícia Guimaraes dos Santos
desenvolveram a atividade do “Bingo das Letras”, com os alunos do primeiro ao
terceiro ano do Ensino Fundamental. A atividade realizada buscou trabalhar a
diferenciação das letras e números, bem como o reconhecimento das letras de
maneira lúdica e significativa, proporcionando um ambiente agradável à
aprendizagem.
Nesse sentido, a ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas
como um instrumento para o ensino de conteúdo. Os jogos e brincadeiras não
devem ser compreendidos apenas como recursos pedagógicos, pois seu uso vai além
da sistematização de conhecimentos. Além disso, estes não devem ser usados
apenas para atingir resultados preestabelecidos.
O jogo
pode ser visto como uma atitude essencial que possibilita a conquista da
liberdade de expressão, o transitar do cotidiano permeado de regras e normas
socialmente construídas para o mundo lúdico em que elementos tais como
imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. A prática lúdica é
conhecida como algo essencial ao indivíduo, conforme afirma Vygotsky (1998).
Por esse viés, a criança aprende com mais facilidade brincando, conseguindo
realizar ligação com fatos, pessoas e situações, ao mesmo tempo em que o jogo
promove o sentimento de plenitude, permitindo o desenvolvimento infantil em
todos os aspectos de forma flexível, sem divisão entre pensamento, emoção e
ação.
Foi
uma manhã muito produtiva, na qual o processo ensino-aprendizagem ocorreu de
forma agradável e significativa, acarretando em experiências positivas tanto aos
alunos quanto às bolsistas.
Texto
escrito pela bolsista acadêmica Jeanini Fátima Kaspczak.
Bolsistas Pibidianas atuando na Escola Clementina Lona Costa |
Bolsistas Pibidianas atuando na Escola Clementina Lona Costa |
Bolsistas Pibidianas atuando na Escola Clementina Lona Costa |
0 Comentários :
Postar um comentário