Projeto Mão Amiga participa da palestra “As implicações legais do plágio em trabalhos acadêmicos”



Na tarde do dia 02 de setembro de 2015, nas dependências da Unespar/Campus de União da Vitória, os bolsistas do Projeto Mão Amiga, juntamente com as coordenadoras de área, Rosana Beatriz Ansai e Kelen dos Santos Junges, fizeram-se presentes na palestra “As implicações do plágio em trabalhos acadêmicos”, ministrada pela docente e advogada Mirian Kmita, que atua na UNIUV.
A palestrante discorreu sobre os tipos de plágios existentes, a saber: Integral, Parcial e Conceitual, salientando que os mais fáceis de serem detectados no meio acadêmico são os dois primeiros. O terceiro, Conceitual, é o mais difícil de ser notoriamente percebido, por não apresentar de forma escancarada as ideias do autor-base. Todavia, o plagiador vale-se da essência defendida por aquele autor.
Na sequência, a professora Mirian comentou sobre os direitos do autor, salientando que o processo criativo é um bem móvel, cuja posse e direito são assegurados por lei. Além disso, foi salientado quais são as penalidade, previstas legalmente, para quem se apropria indevidamente da criação intelectual de outros. A falsidade ideológica é um dos crimes, que prevê possibilidade de reclusão e multa.
De igual modo, a advogada exteriorizou alguns casos de plágio que ocorreram no Sul do Brasil, expondo a pena estipulada. Em via complementar, Mirian Kmita também frisou que, na maioria dos casos, a punição do infrator é direcionada ao Serviço Comunitário e/ou ao pagamento de indenização ao autor. Apesar de a pena ser considerada leve, é mister a reflexão de que o nome do plagiador entrará no rol da ficha suja. Logo, o indivíduo passará a ter antecedentes criminais, que serão um empecilho ao ingresso em concursos públicos.
Em linhas gerais, a fala da palestrante foi bem didática e teve uma boa receptividade do público presente. Ao final, as coordenadoras de área exteriorizaram votos de agradecimento pela fala contributiva da advogada à formação consciente dos acadêmicos.


Texto escrito pela bolsista: Simone Luiza Kovalczuk

Bolsistas do Projeto Mão Amiga junto à palestrante, Mirian Kmita, e as coordenadoras de área, Rosana Beatriz Ansai e Kelen dos Santos Junges
 Palestrante Mirian Kmita, coordenadoras de área, Rosana Beatriz Ansai e Kelen dos Santos Junges e professoras da UNESPAR

Coordenadora de área do Projeto Mão Amiga contribuindo com a discussão

Acadêmicos do curso de Pedagogia e bolsistas do Projeto Mão Amiga
Acadêmicas do curso de Pedagogia junto à palestrante, Mirian Kmita, e a coordenadora de área, Kelen dos Santos Junges
2

2 Comentários :

Unknown disse...

O Projeto Mão Amiga oportunizou mais um momento de aprendizagem para as bolsistas e acadêmicas do curso de Pedagogia.
Parabéns coordenadoras pela iniciativa !

Letícia Ferreira disse...

Super interessante e valorosa essa palestras! Parabéns Projeto Mão Amiga!

Postar um comentário