Alunos do Projeto Mão Amiga da Escola Prof. José Moura visitam o parque na Semana da Criança


Na Semana da Criança o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID oportunizou momentos de alegria para as crianças da Escola Municipal Professor José Moura, em que os acadêmicos bolsistas Alessandra Barbosa e Juliano Dilkin levaram os alunos ao parque nas proximidades da escola. Com essa prática, afirma-se que o brincar é essencial no desenvolvimento da criança, tanto na sua formação social como nas suas habilidades psicomotoras. 
É de suma importância ressaltar que as brincadeiras fazem parte do cotidiano da criança em que ela se expressa, constrói saberes e forma a sua identidade. O parque, por sua vez, é um ambiente favorável para a liberdade da criança, cujas ações acontecem de maneira espontânea motivando a autonomia. A partir dessas colocações ao destacar a formação social da criança a partir das brincadeiras, Borba (2006, p. 33) afirma que “a experiência do brincar cruza diferentes tempos e lugares, passados, presentes e futuros, sendo marcada ao mesmo tempo pela continuidade e pela mudança”. 
No processo de construção do conhecimento, a brincadeira se torna aliada como fator essencial na ação da criança, assim, não perdendo o verdadeiro sentido do brincar enquanto prática de assimilação e formação social. Essa relação criança x brincadeira deve ser continuada no ambiente escolar, pois uma atividade que envolve brincadeiras torna a aprendizagem mais significativa e prazerosa, através do apoio que a criança recebe na prática docente, em que o professor proporciona situações favoráveis ao desenvolvimento da criança.

Texto escrito pelo acadêmico bolsista Juliano Dilkin.

Referência:
BORBA, Ângela Meyer. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.

Crianças brincando na balança

Crianças no parque

Crianças e acadêmica bolsista Alessandra
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