Na Semana da Criança
o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID oportunizou momentos de alegria para as
crianças da Escola Municipal Professor José Moura, em que os acadêmicos
bolsistas Alessandra Barbosa e Juliano Dilkin levaram os alunos ao parque nas
proximidades da escola. Com essa prática, afirma-se que o brincar é essencial
no desenvolvimento da criança, tanto na sua formação social como nas suas
habilidades psicomotoras.
É de suma
importância ressaltar que as brincadeiras fazem parte do cotidiano da criança
em que ela se expressa, constrói saberes e forma a sua identidade. O parque,
por sua vez, é um ambiente favorável para a liberdade da criança, cujas ações
acontecem de maneira espontânea motivando a autonomia. A partir dessas
colocações ao destacar a formação social da criança a partir das
brincadeiras, Borba (2006, p. 33) afirma que “a experiência do
brincar cruza diferentes tempos e lugares, passados, presentes e futuros, sendo
marcada ao mesmo tempo pela continuidade e pela mudança”.
No processo de
construção do conhecimento, a brincadeira se torna aliada como fator essencial
na ação da criança, assim, não perdendo o verdadeiro sentido do brincar
enquanto prática de assimilação e formação social. Essa relação criança x
brincadeira deve ser continuada no ambiente escolar, pois uma atividade que
envolve brincadeiras torna a aprendizagem mais significativa e prazerosa,
através do apoio que a criança recebe na prática docente, em que o professor
proporciona situações favoráveis ao desenvolvimento da criança.
Texto
escrito pelo acadêmico bolsista Juliano Dilkin.
Referência:
BORBA, Ângela Meyer. Ensino
fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos
de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
Crianças brincando na balança |
Crianças no parque |
Crianças e acadêmica bolsista Alessandra |
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