No mês de outubro, do corrente ano, a equipe de bolsistas
acadêmicas do Projeto Mão Amiga, do curso de Pedagogia da UNESPAR campus União da Vitória, atuantes na Escola
Municipal Clementina Lona Costa realizaram com os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano
a atividade lúdica ESTOURANDO BALÕES com
o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico, exercitar o cálculo mental, desenvolver
a linguagem oral e estimular atitudes de interação; dificuldades estas encontradas
nos alunos atendidos pelo Projeto Mão Amiga. Para realizar essa atividade, providenciamos
balões e dentro de cada balão colocamos um papelzinho com uma operação (adição,
subtração, multiplicação ou divisão) escrita. A atividade desenvolveu-se no pátio
da escola, onde os alunos estouravam os balões com um alfinete e pegavam o
papel para resolver a operação no caderno. Quem terminava primeiro era o
vencedor.
Sabe-se que o
lúdico quando utilizado de forma objetiva e coerente, torna-se uma
ferramenta importantíssima nas mãos dos educadores, uma vez que auxiliam no
desenvolvimento do raciocínio, da concentração e da imaginação. Nesse sentido
Antunes (2006, p.31) afirma que “a brincadeira bem conduzida estimula a
memória, exalta sensações emocionais, desenvolve a linguagem interior – e a
exterior, exercita níveis diferentes de atenção e explora com extrema
criatividade, diversos estados de motivação”. Sendo assim, observa-se que a
ludicidade é uma pratica proveitosa e valiosa, pois além de atender as dificuldades
das crianças proporciona momentos de descontração, diversão e entrosamento
entre professores e alunos.
Texto escrito pelas bolsistas: Danielly
Emilia Stachera, Leticia Schneider e Kellen Dias Gonçalves.
REFERÊNCIA:
Desenvolvimento da atividade "Estourando Balões" |
Desenvolvimento da atividade "Estourando Balões" |
Desenvolvimento da atividade "Estourando Balões" |
0 Comentários :
Postar um comentário