A intervenção do lúdico no processo ensino/aprendizagem


No mês de outubro, do corrente ano, a equipe de bolsistas acadêmicas do Projeto Mão Amiga, do curso de Pedagogia da UNESPAR campus União da Vitória, atuantes na Escola Municipal Clementina Lona Costa realizaram com os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano a atividade lúdica ESTOURANDO BALÕES com o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico, exercitar o cálculo mental, desenvolver a linguagem oral e estimular atitudes de interação; dificuldades estas encontradas nos alunos atendidos pelo Projeto Mão Amiga. Para realizar essa atividade, providenciamos balões e dentro de cada balão colocamos um papelzinho com uma operação (adição, subtração, multiplicação ou divisão) escrita. A atividade desenvolveu-se no pátio da escola, onde os alunos estouravam os balões com um alfinete e pegavam o papel para resolver a operação no caderno. Quem terminava primeiro era o vencedor.
Sabe-se que o lúdico quando utilizado de forma objetiva e coerente, torna-se uma ferramenta importantíssima nas mãos dos educadores, uma vez que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio, da concentração e da imaginação. Nesse sentido Antunes (2006, p.31) afirma que “a brincadeira bem conduzida estimula a memória, exalta sensações emocionais, desenvolve a linguagem interior – e a exterior, exercita níveis diferentes de atenção e explora com extrema criatividade, diversos estados de motivação”. Sendo assim, observa-se que a ludicidade é uma pratica proveitosa e valiosa, pois além de atender as dificuldades das crianças proporciona momentos de descontração, diversão e entrosamento entre professores e alunos.

Texto escrito pelas bolsistas: Danielly Emilia Stachera, Leticia Schneider e Kellen Dias Gonçalves.

REFERÊNCIA:
ANTUNES, Celso. Educação Infantil: Prioridade Imprescindível. Petrópolis: VOZES, 2006.
Desenvolvimento da atividade "Estourando Balões"
Desenvolvimento da atividade "Estourando Balões"
Desenvolvimento da atividade "Estourando Balões"
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