Bolsistas da Escola Municipal Prof. José Moura reúnem-se para estudos e reflexões


No dia 10 de março de 2016, reuniram-se nas dependências da Escola Municipal Professor José Moura, os acadêmicos Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne Gonçalves de Oliveira, Juliano Dilkin e a professora supervisora Adriane Elisa Dombrowski do Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV para estudos e reflexões sobre o trabalho desenvolvido na escola. Durante o encontro realizaram-se fichamentos e apontamentos para o andamento do Projeto, pois, acredita-se, que é de suma importância o planejamento e os estudos relacionados à educação e formação docente inicial.
Enquanto não se iniciam as atividades com os alunos, devido à atual conjuntura política e econômica, os acadêmicos bolsistas estão em constante leitura e organização para que o desenvolvimento do Projeto seja efetivamente produtivo. Segundo Paro (p. 21, 2010) “O papel do educador, de quem se espera que detém o conhecimento, é o de apresentar ou expor determinado conteúdo que, por sua vez, tem como obrigação esforçar-se por compreender em reter tal conteúdo”. Desta forma, evidencia-se a importância da formação acadêmica para melhoria da prática pedagógica dos professores a partir de uma inserção da universidade para a escola.
A partir da prática pedagógica realizada no ano de 2015, analisaram-se e discutiram-se as ações aplicadas, sendo, assim, conseguiu-se observar as problemáticas do cotidiano, ampliando os horizontes e reflexões.
De acordo com Nóvoa (1997, p. 23) “O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa como agente, e a escola, com lugar de crescimento profissional permanente.” Para que ocorra uma formação contínua faz-se necessário uma parceria entre a universidade e a escola, assim visando uma formação acadêmica de qualidade e a aprendizagem significativa dos alunos na escola parceira.
Nossas perspectivas para o ano de 2016 são aprimorar os nossos conhecimentos a fim de contribuir para a dinamização do processo de ensino e superação das dificuldades de aprendizagem dos educandos e de que o Projeto continue em seu formato atual, sem descaracterizações.

Texto escrito pelos acadêmicos bolsistas Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne Gonçalves de Oliveira e Juliano Dilkin.

Referências:
NÓVOA, Antonio. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. 

Professora supervisora e bolsistas acadêmicos em grupo de estudos na Escola Municipal Professor José Moura
2

2 Comentários :

Juliano Dilkin disse...

Retorno com grandes expectativas!!! Pibid fica!!! Sou Projeto Mão Amiga!!!

Unknown disse...

Mais um ano que se inicia de muito aprendizado junto ao Projeto Mão Amiga.

Postar um comentário