No
dia 10 de março de 2016, reuniram-se nas dependências da Escola Municipal
Professor José Moura, os acadêmicos Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne
Gonçalves de Oliveira, Juliano Dilkin e a professora supervisora Adriane Elisa Dombrowski
do Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV para estudos e
reflexões sobre o trabalho desenvolvido na escola. Durante o encontro
realizaram-se fichamentos e apontamentos para o andamento do Projeto, pois,
acredita-se, que é de suma importância o planejamento e os estudos relacionados
à educação e formação docente inicial.
Enquanto
não se iniciam as atividades com os alunos, devido à atual conjuntura política
e econômica, os acadêmicos bolsistas estão em constante leitura e organização
para que o desenvolvimento do Projeto seja efetivamente produtivo. Segundo Paro
(p. 21, 2010) “O papel do educador, de quem se espera que detém o conhecimento,
é o de apresentar ou expor determinado conteúdo que, por sua vez, tem como
obrigação esforçar-se por compreender em reter tal conteúdo”. Desta forma,
evidencia-se a importância da formação acadêmica para melhoria da prática
pedagógica dos professores a partir de uma inserção da universidade para a
escola.
A
partir da prática pedagógica realizada no ano de 2015, analisaram-se e
discutiram-se as ações aplicadas, sendo, assim, conseguiu-se observar as
problemáticas do cotidiano, ampliando os horizontes e reflexões.
De
acordo com Nóvoa (1997, p. 23) “O aprender contínuo é essencial e se concentra
em dois pilares: a própria pessoa como agente, e a escola, com lugar de
crescimento profissional permanente.” Para que ocorra uma formação contínua
faz-se necessário uma parceria entre a universidade e a escola, assim visando
uma formação acadêmica de qualidade e a aprendizagem significativa dos alunos
na escola parceira.
Nossas
perspectivas para o ano de 2016 são aprimorar os nossos conhecimentos a fim de
contribuir para a dinamização do processo de ensino e superação das
dificuldades de aprendizagem dos educandos e de que o Projeto continue em seu
formato atual, sem descaracterizações.
Texto
escrito pelos acadêmicos bolsistas Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne
Gonçalves de Oliveira e Juliano Dilkin.
Referências:
NÓVOA, Antonio. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez,
2010.
Professora supervisora e bolsistas acadêmicos em grupo de estudos na Escola Municipal Professor José Moura |
2 Comentários :
Retorno com grandes expectativas!!! Pibid fica!!! Sou Projeto Mão Amiga!!!
Mais um ano que se inicia de muito aprendizado junto ao Projeto Mão Amiga.
Postar um comentário