O Projeto Mão Amiga, após um período destinado ao
estudo, inicia suas atividades no âmbito da Escola Municipal Coronel David
Carneiro no dia 09 de março de 2016, com a equipe atuante em 2015, formada
pelas bolsistas acadêmicas Rozinei Cardozo Kranholdt, Luana Plácido Waismann,
Agnes Ferreira, Jaqueline Ticiana Scherer e Paula Fernanda Teixeira Martins tuteladas
pela professora supervisora Aline Nataly Wolf e contando com o apoio da
diretora Carla Aparecida dos Santos. A equipe se reúne para planejar e refletir
sobre as práticas educativas que ocorrem no desenvolver do trabalho com os
alunos participantes do referido Projeto. Na ocasião a supervisora recepcionou
as acadêmicas bolsistas carinhosamente, em seguida repassou informações sobre a
práxis do Projeto. A equipe aproveitou para dialogar sobre assuntos pertinentes
da formação docente inicial.
O encontro da equipe possibilita diversas
aprendizagens, neste momento ocorre a troca de saberes entre bolsistas e
supervisora, fazendo com que o planejamento torne-se prático e atrativo para as
partes envolvidas. Ao citar o trabalho coletivo, como são conhecidos esses
encontros dentro do Projeto, Ansai (2012, p.31) evidencia que:
A hora do Trabalho Coletivo
é um momento em que os saberes pedagógicos e a atividade docente são estudados
e sistematizados pelas bolsistas acadêmicas orientadas e supervisionadas pelas
supervisoras e coordenadora. Neste momento, nos fundamentamos entre outros, em
Freire (1996) que recomenda construir a ação educativa docente a partir da
responsabilidade ética, competente, consciente e crítica no exercício
profissional.
Todo o trabalho realizado dentro do Projeto Mão
Amiga, busca atingir os itens descritos fazendo a formação docente inicial
pautar-se no bom convívio e cooperação entre a equipe. Uma vez que o professor
deve saber que para um bom trabalho acontecer é preciso com que todos os
envolvidos cooperem de maneira positiva, buscando não pelo sucesso individual,
mas de toda a equipe.
Partindo do pressuposto, que o bom planejamento é
a base para uma boa ação buscou-se durante o encontro de equipe organizar
pontos de partida para a realização do trabalho no corrente ano na referida
escola.
Texto escrito pela bolsista Agnes Isabela Leão Ferreira
REFERÊNCIA:
ANSAI, R. B. (org). Formação
inicial no curso de Pedagogia: a práxis educativa lúdica no contexto de
dificuldades de aprendizagem. 1ed. União da Vitória – PR: Gráfica e Editora.
2012. 138p.
Diretora Carla Aparecida dos Santos, professora supervisora e bolsistas acadêmicas da Escola Municipal Cel. David Carneiro |
Atividades desenvolvidas no decorrer da manhã sob orientação da professora supervisora e diretora da escola |
0 Comentários :
Postar um comentário