Bolsistas atuantes na Escola Municipal Padre João Piamarta desenvolvem jogos, dinâmicas e ministraram palestras sobre o tema alimentação saudável


           Nos meses de junho, julho e agosto de 2016, as bolsistas acadêmicas do projeto Mão Amiga Denise Delonzek, Karine Holz da Silva e Lais Suzana Kurutz Asquidamini elaboraram e ministraram palestras abordando a temática alimentação saudável nas turmas de terceiro, quarto e quintos anos da referida instituição (Imagens 01 e 02). Nas oportunidades, foram explanados com auxilio de slides e imagens os grupos dos seguintes alimentos: construtores, energéticos, energéticos extras e reguladores, bem como suas funções para o corpo humano, possibilitando aos alunos envolvidos tirar dúvidas acerca do tema.
Na sequência, foi abordada ainda a pirâmide alimentar, de forma lúdica e didática (Imagem 03), na qual por meio de uma dinâmica interativa os educandos classificaram os alimentos, por eles mesmos trazidos, nos locais da pirâmide que acreditavam ser corretos. Em uma roda de conversa, os alunos juntamente com as bolsistas acadêmicas adequaram os alimentos em seus lugares corretos na pirâmide, recebendo a explicação para tal posicionamento.
Para reforçar os conhecimentos já trabalhados os educandos jogaram a trilha da alimentação saudável (Imagem 04) e receberam uma saudável e saborosa salada de frutas (Imagem 05).            Além da alimentação, os estudantes foram incentivados a desenvolver hábitos de uma vida saudável de modo a consumir boa quantidade de água, exercitar o corpo e a mente.
Uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, no entanto, deve ser variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida e segura. Neste ínterim, também encontramos em nossa alimentação diferentes aspectos, como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais. (BRASIL, 2007).
Desse modo, a palestra enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a sua alimentação e contribuiu para um melhor preparo das bolsistas acadêmicas como futuras educadoras. A junção das informações com a prática escolar propicia um ambiente favorável para a construção de novos conhecimentos. 
A parceria entre a instituição escolar e as bolsistas acadêmicas leva o Projeto Mão Amiga a seu melhor desenvolvimento, pois durante as atividades cotidianas e a convivência constante, por meio da cooperação de ambas as partes tanto o trabalho da escola é reforçado, quanto às atividades das bolsistas são enriquecidas. Neste contexto, a boa relação e as possibilidades de práticas a serem realizadas são ampliadas, visto que o trabalho em equipe propicia uma diversidade imensurável de conhecimentos e saberes a serem formados.


Texto escrito pelas bolsistas Denise Delonzek e Lais Suzana Kurutz Asquidamini

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Mo692 Módulo 11 : Alimentação saudável e sustentável. / Eliane Said Dutra...[et al.]. – Brasília : Universidade de Brasília, 2007. 92 p. ISBN: 978-85-203-0987-8.


Imagem 1: Palestra ministrada pelas bolsistas acadêmicas Laís e Denise 

Imagem 2: Palestra ministrada pelas bolsistas acadêmicas Karine e Laís

Imagem 3: Pirâmide Alimentar

Imagem 4: Salada de frutas
0

0 Comentários :

Postar um comentário