Equipe do Projeto Mão Amiga da Escola Municipal Professor José Moura tem nova supervisora


No mês de setembro ocorreram algumas modificações na equipe do Projeto Mão Amiga atuante na Escola Professor José Moura, dentre elas a alteração de supervisoras, pois a professora Adriane Elisa Dombrowski precisou afastar-se de suas atividades na escola para iniciar o doutorado na Universidade de Lisboa em Portugal. Sendo assim, o acadêmico bolsista Juliano Dilkin realizou uma breve entrevista com a professora sobre sua passagem no subprojeto, na qual destacou as contribuições e aprendizagens durante o tempo em que esteve à frente da supervisão do subprojeto Mão Amiga na referida escola parceira. Nesse contexto segue a entrevista:

1) Descreva um pequeno texto contando sua formação e atuação na Escola Professor José Moura até os dias atuais.
“Sou formada em Ciências e em Matemática com especialização em Pré-Escola e Séries Iniciais pela FAFI-UV, e mestrado em Educação Matemática e em Ciências pela UFPR. Atuo como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica desde 1997 na Escola Municipal Prof. José Moura, a qual tenho um carinho especial, porque além de ser o meu local de trabalho, foi a escola em que estudei. Para mim, a Escola José Moura se constitui numa verdadeira família, pois lá passei a maior parte de minha vida, tive muitos aprendizados e fiz muitas amizades”.

2) Há quanto tempo está como supervisora do Projeto Mão Amiga na escola e qual a sua relação com o grupo atuante de bolsistas acadêmicos? Quais as considerações a fazer diante do trabalho desenvolvido no subprojeto para com os alunos da escola?
“Atuo como supervisora do subprojeto Mão Amiga há mais de dois anos, tenho uma excelente relação com o grupo de acadêmicos bolsistas que integram a equipe bem como com as coordenadoras e demais supervisoras. Na escola, os acadêmicos desenvolvem um trabalho de regência assistida com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e o meu papel se constitui em ser co-formadora destes acadêmicos. É relevante ressaltar essa interação entre a Universidade e a Escola Básica neste processo de formação inicial dos acadêmicos, proporcionando uma formação docente inicial de qualidade e colaborando para a melhoria da qualidade educacional dos alunos da Escola Básica”.

3) Qual motivo que lhe desafia para uma nova experiência e mudança em sua vida? Comente brevemente sobre como ocorreu esse processo, aonde irá, o que fará.
“Depois de formar-se professor (a) a formação continuada é constante. E estudar depois de ter a experiência em sala de aula, faz toda a diferença nesse processo. As minhas inquietações enquanto profissional, a pesquisa em si, as leituras, me instigam sempre a estudar e a buscar didáticas mais eficientes. Neste âmbito, atualmente, curso o Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área da Didática da Matemática e busco novas aprendizagens, aprofundando os conhecimentos matemáticos e didáticos acerca das investigações matemáticas para melhor atuar em sala de aula e para contribuir com os meus pares”.

4) O que o subprojeto Mão Amiga proporcionou durante sua atuação como supervisora, quais pontos positivos ou negativos a serem destacados?
“Participar do Projeto Mão Amiga possibilitou novas aprendizagens, a formação continuada e o aperfeiçoamento profissional. Estar com os acadêmicos é poder dar minha contribuição para a formação docente inicial. Foram muitos os pontos positivos relacionados à participação no subprojeto, e a participação em eventos científicos juntamente com todo o grupo foi muito significativa, pois através das apresentações pode-se mostrar o trabalho produzido nas escolas parceiras e os resultados das pesquisas desenvolvidas”.

5) Destaque em algumas palavras o sentimento que tem nessa oportunidade de aprofundamento de estudos na sua linha de pesquisa, o que espera futuramente para sua formação docente? Quais expectativas para a vida?
“Estou muito feliz por ter a oportunidade de cursar o Doutorado em Educação Matemática que se constitui na linha de pesquisa em que me identifico, devido a minha formação. Espero, através de leituras e pesquisa, contribuir para este campo investigativo e me tornar uma profissional e pessoa melhor”.

Com o afastamento da professora Adriane, ocorreu a necessidade de uma nova supervisora para atuar junto à equipe supracitada. Neste contexto, ingressou ao subprojeto, para ocupar o cargo de supervisora, a professora Eliane Cristina do Santos, a qual já foi acadêmica bolsista em tempos anteriores, e responsável pela criação do nome do subprojeto Mão Amiga. Nessa perspectiva, a professora Eliane demonstra-se entusiasmada e feliz em dar sequência ao trabalho supervisionado pela professora Adriane e fazer parte da equipe “José Moura”.
             Sendo assim, o grupo se mantém firme no andamento das atividades e parceria com a escola, com muita alegria e motivação na busca por minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, com o apoio essencial da professora Eliane.
Texto escrito pelos bolsistas Juliano Dilkin e Mirian Lima

Acadêmicos bolsistas na reunião de despedida da  Professora Supervisora Adriane

Acadêmicos bolsistas na reunião de recepção à Professora Supervisora Eliane
3

3 Comentários :

adriane disse...

Eu só tenho a agradecer às coordenadoras, às colegas supervisoras e, especialmente, aos acadêmicos de minha equipe que são pessoas maravilhosas e comprometidas, com as quais aprendi muito e desejo sucesso tanto na vida pessoal como profissional! Desejo boas vindas à prof.ª supervisora Eliane e que continue sempre fazendo a diferença na história desse projeto! Abraço a todos!

Professora Eliane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora Eliane disse...

Estou realmente agradecida por estar vivenciando mais esta experiência junto ao Projeto Mão Amiga, do qual tive a honra de participar do nascimento e hoje posso presenciar seu crescimento, como se fosse um filho, muito amado!

Postar um comentário