Bolsistas atuantes na Escola Municipal Coronel David Carneiro realizam atividades lúdicas por meio da música “Boneca de Lata”


A equipe do subprojeto Mão Amiga - CAPES/PIBID, ofertado pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Paraná (UNESPAR), Campus União da Vitória, composta pelas bolsistas Agnes Isabela Leão, Amanda Rodrigues Vilela Lopes e Letícia Schneider, sob a supervisão da professora Aline Nataly Wolf desenvolveram atividades lúdicas relacionadas à música “Boneca de Lata” no decorrer da última semana do mês de setembro e da primeira do mês de outubro do corrente ano.
De acordo com Leon (2011), as atividades lúdicas são muito importantes na alfabetização das crianças, pois favorecem o desenvolvimento da aprendizagem, propiciando ao aluno uma apropriação significativa do conhecimento.
Por intermédio da música foram abordadas várias das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, sendo elas: leitura, interpretação de texto, situações problemas, oralidade, entre outras. O principal objetivo das atividades foi minimizar estas dificuldades, ampliando os conhecimentos mediante a brincadeira.
Segundo Almeida (1998, p. 37) “o brinquedo faz parte da vida da criança. Simboliza a relação pensamento-ação e, sob esse ponto, constitui provavelmente a matriz de toda a atividade linguística, ao tornar possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação”. Neste contexto, com o auxílio da escola parceira, as bolsistas arrecadaram latas para a fabricação dos bonecos destinados aos alunos que frequentam o segundo ano, os quais são atendidos pelas bolsistas do referido subprojeto.
Para finalizar as duas semanas, repletas de atividades lúdicas, com o tema da música “Boneca de lata”, os alunos receberam seus bonecos para desenharam os rostos, confeccionaram as vestimentas e escolheram nomes de identificação. Ao término da atividade proposta os alunos puderam levar os (as) bonecos e bonecas para suas residências, o que lhes ocasionou um sentimento de alegria e satisfação.


Texto escrito pela bolsista Letícia Schneider.
Referências:
ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 9.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LEON, Adriana Duarte. Reafirmando o lúdico como estratégia de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista ibero-americana de Educação, Madri, v. 56, n. 3, 2011. 

Alunos pintando bonecos articulados

Bonecos articulados feitos pelos alunos

Alunos utilizando blocos lógicos para montar um boneco individualmente

Alunos utilizando blocos lógicos para montar um boneco coletivamente

Bolsistas fazendo limpeza das latas para os bonecos

Bolsistas montando um boneco de lata

Bonecos de lata confeccionados pelas bolsistas

Alunos com seus bonecos de lata

Aluna com sua boneca pronta
0

0 Comentários :

Postar um comentário