A equipe do subprojeto Mão
Amiga - CAPES/PIBID, ofertado pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual
de Paraná (UNESPAR), Campus União da Vitória, composta pelas bolsistas Agnes
Isabela Leão, Amanda Rodrigues Vilela Lopes e Letícia Schneider, sob a
supervisão da professora Aline Nataly Wolf desenvolveram atividades lúdicas
relacionadas à música “Boneca de Lata” no decorrer da última semana do mês de
setembro e da primeira do mês de outubro do corrente ano.
De acordo com Leon (2011),
as atividades lúdicas são muito importantes na alfabetização das crianças, pois
favorecem o desenvolvimento da aprendizagem, propiciando ao aluno uma
apropriação significativa do conhecimento.
Por intermédio da música
foram abordadas várias das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos
alunos, sendo elas: leitura, interpretação de texto, situações problemas,
oralidade, entre outras. O principal objetivo das atividades foi minimizar
estas dificuldades, ampliando os conhecimentos mediante a brincadeira.
Segundo Almeida (1998, p.
37) “o brinquedo faz parte da vida da criança. Simboliza a relação
pensamento-ação e, sob esse ponto, constitui provavelmente a matriz de toda a
atividade linguística, ao tornar possível o uso da fala, do pensamento e da
imaginação”. Neste contexto, com o auxílio da escola parceira, as bolsistas
arrecadaram latas para a fabricação dos bonecos destinados aos alunos que
frequentam o segundo ano, os quais são atendidos pelas bolsistas do referido
subprojeto.
Para finalizar as duas
semanas, repletas de atividades lúdicas, com o tema da música “Boneca de lata”,
os alunos receberam seus bonecos para desenharam os rostos, confeccionaram as
vestimentas e escolheram nomes de identificação. Ao término da atividade
proposta os alunos puderam levar os (as) bonecos e bonecas para suas
residências, o que lhes ocasionou um sentimento de alegria e satisfação.
Texto escrito pela
bolsista Letícia Schneider.
Referências:
ALMEIDA,
Paulo Nunes. Educação lúdica:
técnicas e jogos pedagógicos. 9.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LEON,
Adriana Duarte. Reafirmando o lúdico como estratégia de superação das
dificuldades de aprendizagem. Revista
ibero-americana de Educação, Madri, v. 56, n. 3, 2011.
Alunos pintando bonecos articulados |
Bonecos articulados feitos pelos alunos |
Alunos utilizando blocos lógicos para montar um boneco individualmente |
Alunos utilizando blocos lógicos para montar um boneco coletivamente |
Bolsistas fazendo limpeza das latas para os bonecos |
Bolsistas montando um boneco de lata |
Bonecos de lata confeccionados pelas bolsistas |
Alunos com seus bonecos de lata |
Aluna com sua boneca pronta |
0 Comentários :
Postar um comentário