As acadêmicas bolsistas
Jeanini Fátima Kaspczak e Regiane Telles desenvolveram a atividade “Jogo das
palavras coloridas” com as crianças do 2º ano atendidas na Escola Jacintho
Pasin.
Primeiramente foram
explicadas as regras do jogo, após as crianças foram dividas em duplas, cada
dupla recebeu um dado colorido, com as cores presentes no dado foram
confeccionadas letras do alfabeto, em seguida coletivamente, foram listados
vários animais, sendo esta a temática do plano de aula aplicado. Iniciando o
jogo, um integrante era responsável por jogar o dado enquanto o outro procurava
a letra para formar a palavra, sempre revezando, oportunizando o
desenvolvimento das tarefas pelos dois participantes. Através do jogo, foi
possível desenvolver aspectos como a cooperação e respeito, o jogo também visa
o auxílio na superação das dificuldades na Lectoescrita encontradas pelas
crianças, de acordo com FURTADO (2008, p. 56):
Os jogos e
brincadeiras são reconhecidos como meios de fornecer a criança um ambiente
agradável, motivador, planejado e enriquecido, de forma, a estimular na
criança, a curiosidade, a observação, a intuição, a atividade, favorecendo seu
desenvolvimento pela experiência.
Neste sentido, o jogo
propiciou o desenvolvimento e aprendizado das crianças em diversos aspectos, entretanto,
vale ressaltar que a motivação tem papel fundamental no aprendizado. Com o
desenvolvimento do jogo foi possível perceber que as crianças deixaram suas
inseguranças em relação a escrita de lado, e perceberam que aprender também é
divertido.
Referências:
FURTADO, Valéria Queiroz. Dificuldades na aprendizagem da escrita:
Uma intervenção psicopedagógica via jogos de regras. Petrópolis-RJ, Vozes, 2008.
Texto
escrito pela acadêmica bolsista Jeanini Fátima Kaspczak
Aluno formando palavra |
Alunos jogando |
Crianças organizando alfabetos por cores |
0 Comentários :
Postar um comentário