Bolsistas do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Escola Municipal Padre Jacintho Pasin realizam atividade “Jogo das Palavras Coloridas”


As acadêmicas bolsistas Jeanini Fátima Kaspczak e Regiane Telles desenvolveram a atividade “Jogo das palavras coloridas” com as crianças do 2º ano atendidas na Escola Jacintho Pasin.
Primeiramente foram explicadas as regras do jogo, após as crianças foram dividas em duplas, cada dupla recebeu um dado colorido, com as cores presentes no dado foram confeccionadas letras do alfabeto, em seguida coletivamente, foram listados vários animais, sendo esta a temática do plano de aula aplicado. Iniciando o jogo, um integrante era responsável por jogar o dado enquanto o outro procurava a letra para formar a palavra, sempre revezando, oportunizando o desenvolvimento das tarefas pelos dois participantes. Através do jogo, foi possível desenvolver aspectos como a cooperação e respeito, o jogo também visa o auxílio na superação das dificuldades na Lectoescrita encontradas pelas crianças, de acordo com FURTADO (2008, p. 56):

Os jogos e brincadeiras são reconhecidos como meios de fornecer a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, de forma, a estimular na criança, a curiosidade, a observação, a intuição, a atividade, favorecendo seu desenvolvimento pela experiência.

Neste sentido, o jogo propiciou o desenvolvimento e aprendizado das crianças em diversos aspectos, entretanto, vale ressaltar que a motivação tem papel fundamental no aprendizado. Com o desenvolvimento do jogo foi possível perceber que as crianças deixaram suas inseguranças em relação a escrita de lado, e perceberam que aprender também é divertido.  

Referências:
FURTADO, Valéria Queiroz. Dificuldades na aprendizagem da escrita: Uma intervenção psicopedagógica via jogos de regras. Petrópolis-RJ, Vozes, 2008. 


Texto escrito pela acadêmica bolsista Jeanini Fátima Kaspczak

Aluno formando palavra

Alunos jogando

Crianças organizando alfabetos por cores
0

0 Comentários :

Postar um comentário