As atividades
empreendidas no âmbito da Escola parceira Coronel David Carneiro, entre os dias
23 e 25 de maio, pelas acadêmicas bolsistas Paula Fernanda Teixeira Martins e
Letícia Mariane Ferreira sob a supervisão da professora Suzete Seger, foram
desenvolvidas por meio da sequência didática “O aniversário do Senhor Alfabeto”
este planejamento teve como objetivo promover o ensino e aprendizagem de alunos
do primeiro ano que atendidos pelo projeto e que se encontram no processo de
alfabetização, nesta obra as letras do alfabeto são apresentadas de maneira
encantadora e interessante. No decorrer da história é possível ensinar regras
gramaticais de maneira lúdica. Por meio do desenvolvimento desta sequência
didática nutrida de recreações no projeto Mão Amiga, pode-se verificar que os
jogos e brincadeiras possibilitam grandes contribuições para o desenvolvimento
da criança no processo de alfabetização e letramento.
Segundo Brasil (2007), existe
inúmeras possibilidades de incorporar a ludicidade na aprendizagem, mas para
que uma atividade pedagógica seja lúdica, é importante que se permita a
fruição, a decisão, a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções por
parte das crianças, pois do contrário será compreendida apenas como mais um
exercício. Desse modo, ressalta-se a importância de aliar a ludicidade durante
as práticas, por potencializar-se as possibilidades de aprender ao prazer das
crianças no processo de conhecer.
A partir das atividades
realizadas foi possível propiciar às crianças o conhecimento dos conteúdos da
Língua Portuguesa e Arte, articulados ao lúdico e ao imaginário.
BRASIL. Ministério da Educação. Ensino
Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão da Criança de Seis anos
de Idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica,
2007.
0 Comentários :
Postar um comentário