TV Mão Amiga: um recurso pedagógico para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, utilizado pelos acadêmicos bolsistas atuantes na Escola Municipal Melvin Jones.


A acadêmica bolsista Jéssica Aparecida Damas da Silveira, confeccionou o recurso pedagógico “TV Mão Amiga”, feito com materiais recicláveis e sucatas. O recurso teve por objetivos, contribuir com a contação de histórias, auxiliar na expressão oral e corporal, desenvolver a interpretação e criação de contextos. Visando valorizar o desenvolvimento da aprendizagem significativa e lúdica, dessa maneira buscou-se abranger todos os alunos participantes do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.
Nesse contexto, a confecção do recurso pedagógico instigou a prática docente dos demais bolsistas atuantes na escola parceira Melvin Jones, os quais também utilizaram a “TV Mão Amiga”, na elaboração e aplicação dos seus planejamentos. A equipe de acadêmicos ao utilizar a TV, buscou instigar o imaginário infantil, enriquecer o vocabulário dos mesmos, favorecendo a reflexão crítica, o respeitar da fala de cada indivíduo, auxiliando na leitura e na escrita, visando conhecer aspectos da cultura de cada aluno, estimulando a memória e possibilitando a interação social.
Entretanto, observa-se que a prática de recontar histórias é uma arte pouco utilizada na contemporaneidade. De acordo com a autora Patrini (2005), “[...] esse quase desaparecimento do conto está associado ao surgimento das novas mídias, como o cinema e a televisão, que substituíram o horário dos saraus do passado”, neste sentido a junção desses dois elementos, a televisão de sucata com o conto, estimulou nas crianças participantes do projeto a arte de contar histórias através de um meio divertido, conhecendo várias linguagens.
Contudo, após a aplicação dos planejamentos pode-se avaliar que os educandos mais tímidos se soltaram e tiveram uma significativa melhora na socialização. O fato de estarem atrás de algo, tendo o material como um apoio, os ajudou a superar a timidez e passaram a desenvolver uma melhor oralidade, conseguindo se expressar juntamente aos demais alunos. Além de conseguirem demonstrar suas idéias e conhecimentos sem precisar estar com papel e lápis em mãos, socializando-se em grupo e participando das atividades propostas pelos acadêmicos bolsistas, o que trouxe uma satisfação para toda a equipe.


Referencia bibliográfica: PATRINI, Maria de Lourdes. A Renovação do Conto: Emergência de uma prática oral. São Paulo: Cortez, 2005. 

Texto escrito pela bolsista ­ Jéssica Aparecida Damas da Silveira.
Aluna contando como foi o primeiro dia de aula na escola

Alunos apresentando o Jornal e a Previsão do Tempo

Aluna contando uma história de suspense

Aluno contando uma história sobre o campo com sotaque caipira
0

0 Comentários :

Postar um comentário