A acadêmica bolsista
Jéssica Aparecida Damas da Silveira, confeccionou o recurso pedagógico “TV Mão
Amiga”, feito com materiais recicláveis e sucatas. O recurso teve por objetivos,
contribuir com a contação de histórias, auxiliar na expressão oral e corporal,
desenvolver a interpretação e criação de contextos. Visando valorizar o
desenvolvimento da aprendizagem significativa e lúdica, dessa maneira buscou-se
abranger todos os alunos participantes do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.
Nesse contexto, a
confecção do recurso pedagógico instigou a prática docente dos demais bolsistas
atuantes na escola parceira Melvin Jones, os quais também utilizaram a “TV Mão
Amiga”, na elaboração e aplicação dos seus planejamentos. A equipe de
acadêmicos ao utilizar a TV, buscou instigar o imaginário infantil, enriquecer
o vocabulário dos mesmos, favorecendo a reflexão crítica, o respeitar da fala
de cada indivíduo, auxiliando na leitura e na escrita, visando conhecer
aspectos da cultura de cada aluno, estimulando a memória e possibilitando a
interação social.
Entretanto, observa-se
que a prática de recontar histórias é uma arte pouco utilizada na
contemporaneidade. De acordo com a autora Patrini (2005), “[...] esse quase
desaparecimento do conto está associado ao surgimento das novas mídias, como o
cinema e a televisão, que substituíram o horário dos saraus do passado”, neste
sentido a junção desses dois elementos, a televisão de sucata com o conto, estimulou
nas crianças participantes do projeto a arte de contar histórias através de um
meio divertido, conhecendo várias linguagens.
Contudo, após a
aplicação dos planejamentos pode-se avaliar que os educandos mais tímidos se
soltaram e tiveram uma significativa melhora na socialização. O fato de estarem
atrás de algo, tendo o material como um apoio, os ajudou a superar a timidez e passaram
a desenvolver uma melhor oralidade, conseguindo se expressar juntamente aos
demais alunos. Além de conseguirem demonstrar suas idéias e conhecimentos sem
precisar estar com papel e lápis em mãos, socializando-se em grupo e participando
das atividades propostas pelos acadêmicos bolsistas, o que trouxe uma
satisfação para toda a equipe.
Referencia bibliográfica: PATRINI, Maria
de Lourdes. A Renovação do Conto: Emergência de uma prática oral. São Paulo:
Cortez, 2005.
Texto escrito pela bolsista Jéssica Aparecida Damas da Silveira.
Aluna contando como foi o primeiro dia de aula na escola |
Alunos apresentando o Jornal e a Previsão do Tempo |
Aluna contando uma história de suspense |
Aluno contando uma história sobre o campo com sotaque caipira |
0 Comentários :
Postar um comentário