Bolsistas acadêmicas da Escola Padre João Piamarta desenvolvem poesias e poemas através de Artes Cênicas, com alunos do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID


No mês de julho, a bolsista acadêmica Verediane Wollinger aplicou seu projeto de poemas e poesias com os alunos do 5ºano, a proposta partiu da leitura do Livro “Poesia na Varanda” em que junto com a turma elaboraram um teatro de fantoches representando o livro trabalhado.
Segundo Modinger (2012, p. 107)

[...] o teatro pode ser entendido como um tempo de encontro á interação entre os colegas que fazem uma improvisação ou uma cena, e destes com os que assistem. Quando o teatro consegue ser um tempo de comunhão e convívio entre pares, muitos aprendizados começam a acontecer [...]

Partindo desse pressuposto, surgiu a ideia de produzir um teatro mesclando conto de fada com saúde e bem-estar. As bolsistas acadêmicas Célia Aparecida Chechelak , Larissa Silveira e Verediane Wollinger, com o auxilio da supervisora Natalia Aparecida da Silva , montaram a dramatização intitulada “Piolhos na Rapunzel”, com o objetivo de apresentar aos alunos da escola.
Com o resultado positivo da referente apresentação, as bolsistas receberam o convite para participar da abertura do bingo promovido pela escola no dia 05 de agosto de 2017, onde tiveram a oportunidade de encenar também para a comunidade que se encontrava presente no local.
O teatro contou com a participação de convidados: Ana Laís Montipó, Larissa Mello, o aluno do 5º ano Leandro Jurkiewicz e os alunos do 1º ano que finalizaram com uma música sobre higiene. 
Texto escrito pela bolsista Larissa Silveira.

REFERÊNCIAS

 JUNQUEIRA, Sonia. Poesia na varanda/texto Sonia Junqueira: ilustração Flávio Fargas-1.reimp-Belo Horizonte: âutentica Editora, 2012.

MODINGER, Carlos Roberto. Et al. Práticas pedagógicas em ARTES: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

Teatro de fantoches

Bolsistas apresentando o teatro

Alunos produzindo poemas

Bolsistas acadêmicas e alunos do 1º ano

0

0 Comentários :

Postar um comentário