No mês de julho, a bolsista acadêmica Verediane Wollinger aplicou seu projeto de poemas e poesias com os alunos
do 5ºano, a proposta partiu da leitura do Livro “Poesia na Varanda” em que
junto com a turma elaboraram um teatro de fantoches representando o livro
trabalhado.
Segundo Modinger (2012, p. 107)
[...] o teatro pode ser entendido
como um tempo de encontro á interação entre os colegas que fazem uma
improvisação ou uma cena, e destes com os que assistem. Quando o teatro
consegue ser um tempo de comunhão e convívio entre pares, muitos aprendizados
começam a acontecer [...]
Partindo desse pressuposto, surgiu a ideia de
produzir um teatro mesclando conto de fada com saúde e bem-estar. As bolsistas acadêmicas
Célia Aparecida Chechelak , Larissa Silveira e Verediane Wollinger, com o auxilio da supervisora Natalia
Aparecida da Silva , montaram a dramatização intitulada “Piolhos na Rapunzel”,
com o objetivo de apresentar aos alunos da escola.
Com
o resultado positivo da referente apresentação, as bolsistas receberam o
convite para participar da abertura do bingo promovido pela escola no dia 05 de
agosto de 2017, onde tiveram a oportunidade de encenar também para a comunidade
que se encontrava presente no local.
O
teatro contou com a participação de convidados: Ana Laís Montipó, Larissa Mello,
o aluno do 5º ano Leandro Jurkiewicz e os alunos do 1º ano que finalizaram com
uma música sobre higiene.
Texto escrito pela bolsista Larissa Silveira.
REFERÊNCIAS
JUNQUEIRA, Sonia. Poesia na varanda/texto Sonia Junqueira: ilustração Flávio
Fargas-1.reimp-Belo Horizonte: âutentica Editora, 2012.
MODINGER,
Carlos Roberto. Et al. Práticas
pedagógicas em ARTES: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
Teatro de fantoches |
Bolsistas apresentando o teatro |
Alunos produzindo poemas |
Bolsistas acadêmicas e alunos do 1º ano |
0 Comentários :
Postar um comentário