Participação ativa das bolsistas do Projeto Mão Amiga nas atividades do mês de julho ocorridas na Escola Municipal Professor José Moura


No mês de julho, foram realizadas na Escola Municipal Professor José Moura, duas atividades extraclasses, em que as bolsistas do Projeto Mão Amiga- CAPES/PIBID, tiveram a oportunidade de participar.
A primeira atividade foi o 4º Dia da Família, este evento tem sido realizado todos os anos na escola, é uma gincana com a participação dos pais e dos alunos e foi realizado no dia primeiro do referido mês, no período da tarde.
Sendo assim, contou com a colaboração da bolsista Ersoli Grob e do ex-bolsista Juliano Dilkin, bem como da supervisora do Projeto Mão Amiga e professores nas realizações das atividades. Nesta, os pais compartilharam de momentos muito especiais com seus filhos, gerando entusiasmo de ambas as partes. Era nítido como os alunos se sentiam felizes vendo seus pais interagindo com eles nas brincadeiras propostas. Neste sentido, segundo Guzzo e Tizzei (2007, p. 42):

A família representa um ambiente extremamente importante para o desenvolvimento da criança, porque é o primeiro sistema em que o ser humano se insere na sociedade, por meio do qual começa a estabelecer seu vínculo com o mundo.

Desta forma, compreende-se que a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola, tornando a família uma instituição importante no processo ensino aprendizagem.
A segunda atividade foi uma gincana com os alunos no dia 14 de julho, no período da manhã, último dia de aula antecedendo a semana de recesso escolar. Ambas as atividades foram muito significativas, pois contribuíram enquanto experiência para as acadêmicas bolsistas.
Além da relação família/escola ressalta-se ainda, a de professor/aluno, que ocorreu na segunda atividade, nesta as bolsistas Ersoli Grob e Nayara Calisto Chabatura tiveram a oportunidade de auxiliar as professoras na realização de uma série de provas como: soprar o algodão, boca do palhaço, slackline e adivinha o desenho. Todas as brincadeiras foram uma diversão para os alunos da escola, além de desenvolver neles uma série de fatores como: trabalho e cooperação grupal, concentração, agilidade, coordenação motora, precisão e paciência.
Portanto, a experiência é significativa quando damos sentido a ela, um sentido particular para cada indivíduo, neste contexto as acadêmicas bolsistas irão usar desta experiência como exemplo para formação de sua prática docente quando formadas, sendo isso de extrema importância porque devemos considerar enquanto professores uma série de fatores para chegar a um conhecimento proveitoso.
Por fim, destaca-se que estas atividades foram muito proveitosas, pois aproximaram pais/filhos/escola, alunos/professores e Projeto Mão Amiga/escola. Além de propiciar aprendizado para as acadêmicas, que tiveram percepção da significância destas atividades e o que ela gera para os participantes.

Referências:

GUZZO, R. S. L; TIZZEI, R. P. Olhar sobre a criança: perspectiva de pais sobre o desenvolvimento. In: GUZZO R. S.L, et al. Desenvolvimento infantil: família, proteção e risco. Campinas, SP: Alínea, 2007.p.35-57.

Texto escrito pelas bolsistas Ersoli Grob e Nayara Chabatura








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