Durante o mês de agosto os
acadêmicos bolsistas Gisele Ietka Ribeiro, Jéssica Aparecida Damas da Silveira,
Leticia de Fatima Lachowsk, Ricardo Rocha e Suzelene de Fátima Xavier Jaretz, elaboraram
seus planejamentos a partir da temática música, ritmos e sons, orientados pela
professora supervisora Amanda Grob. As atividades foram direcionadas a partir
da musicalidade presente no dia-a-dia, desde os sons mais simples e comuns até as
brincadeiras cantadas. Utilizando-se de metodologias lúdicas, jogos e
brincadeiras ritmadas e a confecção de instrumentos musicais com sucatas.
As atividades propostas
através do tema tiveram o objetivo de desenvolver a aprendizagem como um todo,
visto que a música desperta a atenção, as emoções, a interação, a cultura e a
sensibilidade, proporcionando assim, um viés de atividades através do estímulo
ao desenvolvimento dos sentidos, da psicomotricidade, da arte e da
alfabetização e do letramento.
Neste sentido advoga Brito
(2003, p.46) “A educação musical não deve visar à formação de possíveis músicos
do amanhã, mas sim à formação integral das crianças de hoje”. O mesmo autor nos
esclarece que “aproximando-se da etapa do jogo com regras, a música passa a ser
também um vasto domínio para a sistematização e a organização do conhecimento”
(BRITO 2003, p. 42). Aprimorando-se desse saber a equipe de bolsistas do projeto
Mão Amiga elaborou os seus planejamentos tendo como base músicas de diversos
autores brasileiros e Cantigas Populares.
Entre as atividades realizadas
com o tema, destaca-se a organização e a montagem de uma bandinha rítmica,
através da interação dos acadêmicos bolsistas com os alunos participantes do
projeto, utilizando-se dos instrumentos musicais confeccionados com sucata
(chocalho, tambor e flauta). A atividade
objetivou desenvolver a oralidade, a socialização, a expressão corporal, a
acuidade auditiva, a concentração e a atenção, assim como a coordenação motora
fina e ampla. O resultado foi gratificante, alunos interagiram com alegria,
além de aprender e se desenvolver brincando.
Podemos dizer que a
psicomotricidade esteve presente de forma mais assídua e marcante nesse mês
musical na Escola Municipal Melvin Jones. Pois como observa Le Boulch (1988,
p.32), “Antes que a criança aprenda a ler [...] o trabalho psicomotor terá como
objetivo proporcionar-lhe uma motricidade espontânea, coordenada e rítmica, que
será o mesmo aval para evitar os problemas de disgrafia”. Visto que o foco do
projeto Mão Amiga é trabalhar justamente com crianças com dificuldade de
aprendizagem, trabalhar com eles a musicalização é um grande passo para
ajudá-los a superarem suas dificuldades, diga-se de passagem, um passo forte,
necessário e divertido.
Referências:
LE BOULCH, Jean. Educação Psicomotora: A psicocinética na idade escolar.2.ed. Porto
Alegre; ArtMed, 1988.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil:
propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
Texto escrito pela bolsista Suzelene de
Fátima Xavier Jaretz.
Interagindo com ritmos e chocalhos |
Brincadeira rítmica com a cantiga Escravos de Jó |
Bandinha completa, interação entre as turmas |
Bandinha com alunos do professor Ricardo e da professora Jéssica |
0 Comentários :
Postar um comentário