O mês de setembro teve diversas
temáticas, dentre elas, buscou-se reforçar a tabuada para os alunos do 4.º e
5.º anos. Seguindo essa ideia as
bolsistas Viviane Cândido da Silva e Adriele Caroline Krinski confeccionaram e
aplicaram o "Jogo da velha da
tabuada". Este tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, estratégias,
concentração e cooperação por meio de regras na questão lúdica.
O jogo funciona da seguinte forma: Um aluno
fica com a bolinha e outro com o "X" (como no jogo padrão), tiram par
ou ímpar para vir quem começará e, só então, abrem a partida. A
criança que iniciar deverá multiplicar 2 números da fileira (ex:2x3=6) e
encontrar o respectivo resultado na tabela, encontrando-o, deverá colocar a
peça nele e assim seguir até fechar uma linha vertical ou horizontal, vence
aquele que completá-la primeiro.
Nota-se que as crianças têm dificuldade com números,
mas por meio do jogo é visível que isto pode ser mudado e o
gosto estimulado.
Percebe-se que os objetivos foram atingidos, uma vez que as crianças se divertiram e fixaram a
tabuada, criando assim, gosto por calcular e cooperar com os colegas. Após as
atividades lúdicas as crianças realizaram algumas atividades de registro no
caderno.
Texto escrito pela bolsista Viviane Cândido da Silva.
Jogo da Velha da Tabuada |
0 Comentários :
Postar um comentário