A utilização do material dourado para a construção do conhecimento no Projeto Mão Amiga CAPE/PIBID, atuante na Escola Municipal Melvin Jones


No mês de outubro do decorrido ano, a equipe do Projeto Mão Amiga, fomentado pela CAPES/PIBID e ofertado pelo Curso de Pedagogia da UNESPAR – Campus União da Vitoria, atuante na Escola Municipal Melvin Jones, desenvolveu atividades envolvendo a utilização do material dourado, como recurso para o ensino e aprendizagem da matemática, mediado pelos bolsistas Ricardo Rocha e Jéssica Aparecida Damas da Silveira, sob supervisão da professora Amanda Grob.
Tais atividades tiveram o objetivo de levar os alunos a compreenderem a construção do sistema de numeração decimal, bem como o valor posicional de cada número, diferenciado números de algarismos, identificando as sequências numéricas e os números em diversos contextos.
Neste sentido e de acordo com Azevedo (1979, p. 27), "Nada deve ser dado à criança, no campo da matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, a mergulhar na abstração". Portanto, a aprendizagem se torna mais efetiva quando a criança compreende os processos, por conta disso a utilização do material dourado dentro do Projeto Mão Amiga é de suma importância, pois apresenta as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, maneiras lúdicas de aprender, partindo do concreto e assim, a aprendizagem acontece de maneira significativa.

Adquirir conhecimento é um dos desafios para a criança que apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem. A partir desse pressuposto, lança-se um desafio ainda maior à escola e aos professores no sentido de valorizar a interação do professor com a criança de forma a aperfeiçoar as condições pedagógicas que facilitem a aprendizagem. (FELIPE; BENEVENUTTI, 2013, p. 61)
  
Por este viés o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, com os olhares de Ansai (2012), tem entre seus objetivos: proporcionar aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais parceiras, atividades pedagógicas que contemplem o lúdico e busquem minimizar as dificuldades de aprendizagem encontradas.
Dessa maneira acredita-se que o uso do material dourado na sala de aula, é uma estratégia ao processo de ensino aprendizagem, podendo ser concebido como um valioso caminho de mudança ao paradigma do ensino tradicional, ainda atuante nas salas de aula. Contudo, as atividades realizadas nas aulas do Projeto Mão Amigas CAPEM/PIBID, na Escola Municipal Melvin Jones, denotaram apontamentos relevantes sobre o processo de ensino e aprendizagem, sendo de suma importância na vida e formação docente inicial dos acadêmicos bolsistas, oportunizando a reflexão sobre o ensino da matemática, bem como sobre sua própria formação.

Texto escrito pelo acadêmico bolsista Ricardo Rocha.

ANSAI, Rosana Beatriz. Caderno Pedagógico: uma mão amiga nas dificuldades de aprendizagem. União da Vitória. FAFIUV: PIBID-CAPES: PNLD, 2012.

AZEVEDO, E. D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educação & Matemática nº 3 (pp. 26 - 27), 1979.


FELIPE, SioneMaschino; BENEVENUTTI, Zilma Sansão. Dificuldade de aprendizagem. Maiêutica – Curso de Pedagogia. Indaial – Santa Catarina, V. 1, n. 1, p. 61-64, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 jul 2016.

Manipulação do Material Dourado

Alunos construindo uma centena com unidades

Trabalhando em duplas na construção dos numerais
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