A
parceria entre escola e universidade se fez presente na Escola Municipal Melvin
Jones, no período de julho de 2016 á fevereiro de 2018. Oportunidade concebida
pela atuação do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Unespar/UV, através da
coordenação das professoras Me. Rosana Beatriz Ansai e Dr. Kelen dos Santos
Junges.
O
referido projeto desenvolveu seu trabalho com foco no auxílio à superação das
dificuldades de aprendizagem, oportunizando aos acadêmicos do curso de Pedagogia
da Unespar/UV, a formação docente inicial, vinculada a prática pedagógica.
Os
trabalhos foram desenvolvidos pelos acadêmicos bolsistas, Gisele Ietka Ribeiro,
Jéssica Aparecida Damas da Silveira, Letícia F. Lachowski, Ricardo Rocha e
Suzelene de F. Xavier Jaretz supervisionados pela professora bolsista Amanda
Grob, efetiva na escola. As atividades realizadas tiveram respaldo em estudos e
pesquisas, entre eles as teorias pontuadas por Gomés e Téran (2009):
Uma criança com dificuldade de aprendizagem é
aquela que não consegue aprender com métodos com os quais aprendem a maioria
das crianças, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para a
aprendizagem. Seu rendimento escolar está abaixo de suas capacidades.
Partindo
desse princípio, os acadêmicos procuraram desenvolver as atividades por meio da
ludicidade e através uma prática pedagógica que contribuísse com a superação
das dificuldades de aprendizagem, com a melhoria no desempenho dos alunos atendidos,
em período de contraturno. Visando assim, fortalecer o vínculo entre a
universidade e as escolas de Educação Básica.
Em
fevereiro de 2018 o edital que dá suporte a atuação do Projeto Mão Amiga
CAPES/PIBID nas escolas parceiras da cidade de União da Vitória chegou ao fim
pela determinação do governo federal, sendo lançadas novas propostas e
oportunidades com o edital que está para sair em março do referido ano.
Contudo, as coordenadoras Me. Rosana Beatriz Ansai e Dr. Kelen dos Santos
Junges, reuniram o grupo de bolsistas com a reunião realizada no dia seis de
fevereiro organizando atividades para
complemento de carga horária e orientando as professoras supervisoras a
combinar com a equipe de gestão da escola as atividades para finalização.
Na
escola Municipal Melvin Jones os acadêmicos bolsistas orientados pela
Professora Amanda Grob e em consonância com a equipe de gestão da escola,
organizaram um recreio recreativo para o primeiro dia de aula, objetivando
fomentar as relações, propiciando um clima acolhedor e de fácil adaptação aos
alunos. Para tanto, como primeira ação, os acadêmicos se dirigiram as salas de
aula e entregaram uma lembrancinha de boas vindas aos alunos (marca página para
a agenda), explicando aos mesmos a situação atual do Projeto Mão Amiga
CAPES/PIBID, agradecendo o espaço concedido pela escola e a participação dos
alunos, bem como convidando os mesmos a participarem das atividades com bola e
corda e elástico no recreio da escola.
A
atividade realizada cativou os alunos e o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID se
despediu da escola, marcando a sua passagem com grande aprendizagem para a
formação docente inicial e continuada, além de contribuir de maneira
significativa ao auxílio a superação das dificuldades de aprendizagem. O nosso
muito obrigado a família Melvin Jones!
Texto escrito pela
Professora Supervisora Bolsista, Amanda Grob
Referência:
GOMES,
Ana Maria Salgado; Téran, Nora Espinosa. Dificuldades
de Aprendizagem: detecção e estratégia de ajuda. São Paulo: Grupo Cultural,
2009.
Bolsistas confeccionando lembrancinhas para o início do ano letivo |
Resgate de brincadeiras antigas |
Resgate de brincadeiras antigas: pular elástico |
Bolsistas interagindo com as crianças |
Equipe Melvin Jones |
0 Comentários :
Postar um comentário