Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID finaliza a trajetória na escola parceira Melvin Jones.



A parceria entre escola e universidade se fez presente na Escola Municipal Melvin Jones, no período de julho de 2016 á fevereiro de 2018. Oportunidade concebida pela atuação do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Unespar/UV, através da coordenação das professoras Me. Rosana Beatriz Ansai e Dr. Kelen dos Santos Junges.
O referido projeto desenvolveu seu trabalho com foco no auxílio à superação das dificuldades de aprendizagem, oportunizando aos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unespar/UV, a formação docente inicial, vinculada a prática pedagógica.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelos acadêmicos bolsistas, Gisele Ietka Ribeiro, Jéssica Aparecida Damas da Silveira, Letícia F. Lachowski, Ricardo Rocha e Suzelene de F. Xavier Jaretz supervisionados pela professora bolsista Amanda Grob, efetiva na escola. As atividades realizadas tiveram respaldo em estudos e pesquisas, entre eles as teorias pontuadas por Gomés e Téran (2009):

Uma criança com dificuldade de aprendizagem é aquela que não consegue aprender com métodos com os quais aprendem a maioria das crianças, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para a aprendizagem. Seu rendimento escolar está abaixo de suas capacidades.

Partindo desse princípio, os acadêmicos procuraram desenvolver as atividades por meio da ludicidade e através uma prática pedagógica que contribuísse com a superação das dificuldades de aprendizagem, com a melhoria no desempenho dos alunos atendidos, em período de contraturno. Visando assim, fortalecer o vínculo entre a universidade e as escolas de Educação Básica.
Em fevereiro de 2018 o edital que dá suporte a atuação do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID nas escolas parceiras da cidade de União da Vitória chegou ao fim pela determinação do governo federal, sendo lançadas novas propostas e oportunidades com o edital que está para sair em março do referido ano. Contudo, as coordenadoras Me. Rosana Beatriz Ansai e Dr. Kelen dos Santos Junges, reuniram o grupo de bolsistas com a reunião realizada no dia seis de fevereiro  organizando atividades para complemento de carga horária e orientando as professoras supervisoras a combinar com a equipe de gestão da escola as atividades para finalização.
Na escola Municipal Melvin Jones os acadêmicos bolsistas orientados pela Professora Amanda Grob e em consonância com a equipe de gestão da escola, organizaram um recreio recreativo para o primeiro dia de aula, objetivando fomentar as relações, propiciando um clima acolhedor e de fácil adaptação aos alunos. Para tanto, como primeira ação, os acadêmicos se dirigiram as salas de aula e entregaram uma lembrancinha de boas vindas aos alunos (marca página para a agenda), explicando aos mesmos a situação atual do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, agradecendo o espaço concedido pela escola e a participação dos alunos, bem como convidando os mesmos a participarem das atividades com bola e corda e elástico no recreio da escola.
A atividade realizada cativou os alunos e o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID se despediu da escola, marcando a sua passagem com grande aprendizagem para a formação docente inicial e continuada, além de contribuir de maneira significativa ao auxílio a superação das dificuldades de aprendizagem. O nosso muito obrigado a família Melvin Jones!
Texto escrito pela Professora Supervisora Bolsista, Amanda Grob
Referência:
GOMES, Ana Maria Salgado; Téran, Nora Espinosa. Dificuldades de Aprendizagem: detecção e estratégia de ajuda. São Paulo: Grupo Cultural, 2009.



Bolsistas confeccionando lembrancinhas para o início do ano letivo

Resgate de brincadeiras antigas

Resgate de brincadeiras antigas: pular elástico

Bolsistas interagindo com as crianças

Equipe Melvin Jones
0

0 Comentários :

Postar um comentário