A Equipe da Escola Padre
Jacintho Pasin se reuniu nas dependências da escola para a elaboração de
leituras dirigidas e trocas de ideias a respeito do tema de pesquisa de cada
bolsista do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.
Durante as reuniões semanais
foram feitos fichamentos bem como discussões onde cada bolsista do Projeto Mão
Amiga fez explanações acerca do tema escolhido, tendo em vista que toda
pesquisa precisa ser fundamentada. Sendo assim, Alvarenga (2011)
Buscar
o conhecimento cientifico sistematicamente construído, fugindo do senso comum,
do achismo. Costuma-se dizer que nada mais é descoberto, mas apenas inventado,
isto é, todo conhecimento novo gerado está alicerçado em algo que já existe e é
de importância reconhecida.
Quando
o autor se refere a ‘senso comum’ ele instiga a evolução desse conhecimento, o
referido embasamento é para que se atinja o nível cientifico é necessário a
realização de diversas leituras, e de acordo com TAVARES (2016)
Neste
contexto de pesquisa, as leituras em suas diferentes fases, pontuadas pelo
autor supracitado, exploratório, seletiva, analítica e interpretativa, são de
extrema importância a realização da pesquisa [...]. A escolha das leituras deve
ser feita em função de critérios bem precisos: ligações com a pergunta de
partida, dimensão da interligação ao tema, elementos de análise e de
interpretação, abordagem diversificadas, períodos de tempo consagrados a
reflexão pessoal e ás trocas de ponto de vista.
Ao falarmos de pesquisas,
enquanto ferramenta de construção de conhecimento, não as consideramos apenas para
o trabalho de conclusão de curso ou aos artigos apresentados em Seminários e encontros
de Iniciação Científica. Analisamos a pesquisa tal como prática do fazer
docente diante dos desafios frente ao Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID bem como
para o aprimoramento da nossa ‘bagagem’ de conhecimento e cultura.
Texto escrito pela equipe Jacintho Pasin
REFERÊNCIAS:
TAVARES, Nájela Ujuie et al.
Tipos de pesquisa em Educação e Ensino: Algumas ancoragens Metodológicas e
Nuances. In SILVA, Eliane P. SILVA, Sandra Salete de Camargo. Metodologia da
Pesquisa Cientifica em Educação: dos desafios emergentes a resultados
iminentes. Editora Ithala, 2016, Curitiba – PR
ALVARENGA, Marina. Manual de
Orientação de Estágio Supervisionado. Pioneira, São Paulo. SP 2001.
Equipe realizando leituras e estudos dirigidos |
Equipe realizando leituras e estudos dirigidos |
1 Comentários :
ونقدم ايضا العطار افضل شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورةتقضي على جميع الحشرات
http://www.atar-almadinah.com/khasil.html
http://www.atar-almadinah.com/mokafha.html
Postar um comentário