Trabalho em equipe com leituras dirigidas: a troca de experiências e saberes que enriquecem as pesquisas.



A Equipe da Escola Padre Jacintho Pasin se reuniu nas dependências da escola para a elaboração de leituras dirigidas e trocas de ideias a respeito do tema de pesquisa de cada bolsista do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.
Durante as reuniões semanais foram feitos fichamentos bem como discussões onde cada bolsista do Projeto Mão Amiga fez explanações acerca do tema escolhido, tendo em vista que toda pesquisa precisa ser fundamentada. Sendo assim, Alvarenga (2011)

Buscar o conhecimento cientifico sistematicamente construído, fugindo do senso comum, do achismo. Costuma-se dizer que nada mais é descoberto, mas apenas inventado, isto é, todo conhecimento novo gerado está alicerçado em algo que já existe e é de importância reconhecida.

Quando o autor se refere a ‘senso comum’ ele instiga a evolução desse conhecimento, o referido embasamento é para que se atinja o nível cientifico é necessário a realização de diversas leituras, e de acordo com TAVARES (2016)

Neste contexto de pesquisa, as leituras em suas diferentes fases, pontuadas pelo autor supracitado, exploratório, seletiva, analítica e interpretativa, são de extrema importância a realização da pesquisa [...]. A escolha das leituras deve ser feita em função de critérios bem precisos: ligações com a pergunta de partida, dimensão da interligação ao tema, elementos de análise e de interpretação, abordagem diversificadas, períodos de tempo consagrados a reflexão pessoal e ás trocas de ponto de vista.

Ao falarmos de pesquisas, enquanto ferramenta de construção de conhecimento, não as consideramos apenas para o trabalho de conclusão de curso ou aos artigos apresentados em Seminários e encontros de Iniciação Científica. Analisamos a pesquisa tal como prática do fazer docente diante dos desafios frente ao Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID bem como para o aprimoramento da nossa ‘bagagem’ de conhecimento e cultura.

Texto escrito pela equipe Jacintho Pasin
REFERÊNCIAS:


TAVARES, Nájela Ujuie et al. Tipos de pesquisa em Educação e Ensino: Algumas ancoragens Metodológicas e Nuances. In SILVA, Eliane P. SILVA, Sandra Salete de Camargo. Metodologia da Pesquisa Cientifica em Educação: dos desafios emergentes a resultados iminentes. Editora Ithala, 2016, Curitiba – PR

ALVARENGA, Marina. Manual de Orientação de Estágio Supervisionado. Pioneira, São Paulo. SP 2001.

Equipe realizando leituras e estudos dirigidos

Equipe realizando leituras e estudos dirigidos
1

1 Comentários :

Postar um comentário