Plano de aula: momento de formação inicial para as acadêmicas bolsistas do Subprojeto Mão Amiga


Josimar Mariano Borille 
Luciane Maria Serrer de Mattos 
Roseli Vergopolan 
Projeto: Ações em Sociedade, Observações na Natureza: Programa para a Iniciação a Docência - CAPES/PIBID (FAFIUV- PR) 

RESUMO

O subprojeto Mão Amiga (Curso de Pedagogia) é parte do projeto Ações em Sociedade, Observações na Natureza – CAPES/PIBID/FAFIUV/PR em parceria com a Rede Municipal de Ensino de União da Vitória - PR. O trabalho desenvolvido pelas supervisoras visa o acompanhamento da prática docente das acadêmicas bolsistas e nesse sentido, contribui para a formação inicial das mesmas. O presente estudo tem por objetivo relatar as oficinas de plano de aula desenvolvidas pelas supervisoras. As oficinas de planos de aula têm como objetivo contribuir para a compreensão da importância do planejamento docente, evidenciando que atividades realizadas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem devem ser intencionais e direcionadas. Além disso, a formação através de oficinas oportuniza a articulação necessária entre teoria e prática, fazendo com que as acadêmicas possam apropriar-se dos conceitos fundamentais que norteiam o planejamento. As oficinas foram desenvolvidas na Hora do Trabalho Coletivo em dois momentos. Primeiramente foi apresentando as acadêmicas, a estrutura e organização de um plano de aula, bem como lhes foi instruído sobre cada item do plano, destacando que mesmo sendo estes descritos separadamente, devem estar totalmente atrelados ao demais. Foram realizadas produções coletivas e posteriormente individuais, as quais foram avaliadas e reestruturadas com o apoio das supervisoras. No decorrer do projeto foram realizadas varias oficinas sobre plano de aula, abordando frequentemente sua estrutura e organização. Também nesta, foi oportunizada a produção coletiva e individual, bem como a troca de experiências entre as bolsistas. Destacamos assim que o planejamento docente, bem como a reflexão da prática pedagógica, devem ser processos constantemente aperfeiçoados e revisados, para que de fato o trabalho pedagógico ocorra de forma sistematizada e intencional, contribuindo assim para a melhoria do processo de ensino, principalmente no que diz respeito aos alunos com dificuldades de aprendizagens atendidos pelo projeto. 

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Formação docente. Plano de aula. Oficinas Pedagógicas.

Resumo apresentado na III MESP (Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).
0

0 Comentários :

Postar um comentário