Comentar argumentando é essencial: Bem-vindas ao mundo da criticidade


O projeto Mão Amiga está intimamente ligado à ideia da importância de se formar professores pesquisadores. Logo, esta postagem é voltada às bolsistas do projeto. Cada uma deverá expor um comentário sobre a seguinte citação de Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia:

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade".


Comentem e exponham seus pontos de vista sobre o que leram. Pesquisa e ensino: qual é a conexão que vocês visualizam?
17

17 Comentários :

Simone Luiza disse...

É uma conexão imprescindível.Professor que não tem o anseio de questionar, buscar, apreender e os etcs aqui silenciados não tem noção da sua incompletude. Somos, como Paulo Freire fala em outro momento do livro Pedagogia da Autonomia, seres incompletos e nos diferimos da grande massa quando atentamos para isso e buscamos o conhecimento. Por conta disso, para mim, professor é sinônimo de pesquisador. E a boa educação, por sua vez, é o resultado de muita pesquisa e de muito ensino que se intercalam em um diálogo equilibrado.

Unknown disse...

Para mim, a pesquisa é de suma importância no trabalho docente. É através dela que o professor obtêm conhecimentos sobre vários aspectos, pois o professor precisa conhecer não somente conteúdos didáticos, mas também seus alunos a fim de compreender suas dificuldades, limitações e comportamentos. Neste sentido, sem a pesquisa o trabalho do educador fica mais difícil, pois é através dela que encontramos o caminho para o conhecimento para uma ação pedagógica diferenciada.

Simone Luiza disse...

Excelente colocação, Heliana.

Da mesma forma, sem a docência a pesquisa fica retida à teoria, uma teoria que nem sempre tem relação com a prática. Nesse âmbito, penso nas pessoas que determinam as leis que movem o setor educacional. Será que elas têm competência "docente" para determinar como deve ser a educação?! Infelizmente, não acredito nessa competência, a que não passa por uma sala de aula antes de chegar à teoria.

Silvia Moreira disse...

Realmente não existe um ensino sem pesquisa, estamos sempre pesquisando, buscando, aprendendo e ensinando... E assim melhorando nosso trabalho, percebe-se que cada vez mais é necessário pesquisar para desenvolver melhor nossas atividades como bolsistas e futuras docentes.

Anônimo disse...

O professor é um profissional que, necessariamente, precisa desenvolver determinadas competências. Para tanto, é indispensável uma formação que lhe forneça subsídios teóricos e práticos. Além disso, deve estar em permanete busca para, desta forma, desempenhar sua função com competência. Não é suficiente que o professor tenha domínio de conteúdo, é necessário que esse conteúdo esteja relacionado com a realidade de seus alunos.





Veridiana Noga.

Anônimo disse...

Como sempre, Paulo Freire coberto de razão, pois professor sem olhar pesquisador, sem práticas de pesquisa se torna apenas um transmissor de conhecimentos e suas práticas se tornam infrutíferas, massantes, não despertando nos alunos o desejo de se auto-construir como pessoa, refletindo assim na sociedade onde se tornam cada vez mais gritante as diferenças sócio-econômico-cultural. Portanto, é relevante que nós educadores tenhamos claro em nossa consciência que somos agentes de mudanças em nossa sociedade, e essas mudanças devem começam em nós...

Rozinei Cardozo Kranholdt

Anônimo disse...

A importância da pesquisa é imprescindivel, para
o aperfeiçoamento enquanto docente, para assim atingir os objetivos propostos no processo ensino aprendizagem, por isso devemos buscar conhecimentos, visto que a atuação da docencia está em cosntante evolução.
Joice Santos

Anônimo disse...

O professor cada vez mais, deve buscar novos conhecimentos, e é através das pesquisas que iremos complementar novos rumos para a educação e buscar um novo método de ensino.
É importante ressaltar, que como pesquisadoras devemos estar prontas para novos desafios em busca de mudanças. Assim estaremos nos educando para ser um profissional de competência e eficiência com nossos alunos.

ELAINE MARIA BUNHAK.

Unknown disse...

A melhor coisa para enriquecer nossos trabalhos, sem dúvida é a prática, ou seja, ir à campo. Para que essa prática seja compensadora e riquíssima, torna-se necessário a pesquisa em si.
Portanto, nada mais necessário aliarmos essas duas questões, para assim desenvolvermos um ótimo trabalho enquanto docentes, buscando sempre o conhecimento!

' Jaque disse...

Em nossos trabalhos de pesquisas e reflexões iremos nos deparar com as mais diversas dificuldades, com mudanças e novos conceitos, mas antes de tudo temos que ter em mente que iremos supera-las. Como sita MELLO: “...em princípio nenhum professor está preparado para as mudanças de paradigmas; porém esta dificuldade inicial, se vista como uma oportunidade, pode trazer saltos qualitativos.” Tudo dependerá da vontade de cada um para lutar por seus sonhos e seus ideais.

Anônimo disse...

Pesquisar, é de suma importância pois, devemos sempre nos fundamentar em algo ter base em fundamentos teóricos, aliar a teoria a prática as vezes não é uma questão muito fácil. Porém devemos nos conscientizar que somos pesquisadores o tempo todo e se queremos atender o nosso aluno da maneira em que eu posso ver resultado, devo sempre ir atrás de fundamentos através da pesquisa.

Acadêmica bolsista: Tatiana de Lima

Anônimo disse...

A pesquisa está inserida no nosso projeto como atividade fundamental para o que Paulo Freire denomina de "libertação da consciência" uma vez que sua prática, a partir do fazer docente, nos capacita para vivenciarmos a docência com contornos competentes, críticos e éticos. Bons estudos minhas queridas pupilas.
Prof.ª Rosana Beatriz Ansai
Coordenadora de área do projeto

Anônimo disse...

A pesquisa, é um instrumento na construção do conhecimento, do aluno e do professor. Como futuros docentes, precisamos estar constantemente adquirindo, novas aprendizagens. A pesquisa forma, pessoas críticas, criativas e inovadoras.

Acadêmica bolsista: Grasiela P. da Silva

Anônimo disse...

Creio, que a pesquisa seja um fator fundamental no exercício da docência.O professor deve sempre estar construindo novas aprendizagens,para que não se torne um professor tradicionalista,afinal a sociedade muda e sabemos o quanto ela influência no ensino.
Em nossa atuação no projeto sempre procuramos nos posicionar como professores pesquisadores,até porque trabalhamos com crianças com dificuldade de aprendizagem,e em nosso papel como professor a pesquisa nos ajuda a criar propostas para ajudar nosso aluno,além de ser algo que nos constrói como seres humanos.

Unknown disse...

Sabemos que não existem receitas prontas para ensinar, é através das pesquisas, e as associações entre teoria e prática, que construímos nossa práxis educativa. Nesse sentido o professor pesquisador tem maior fundamentação para embasar sua prática diária, fazendo com que a teoria melhore a prática,bem como a prática se fundamente na teoria com objetivos concretos e claros, favorecendo assim ampliação de métodos e técnicas no seu fazer educativo.
Professora Ana Paula Romanoski

Anônimo disse...

O professor que busca o diálogo,a formação
continua, o aprimoramento e atualização de sua metodologia através da pesquisa, reflete, inova e é criativo e tem a oportunidade de melhorar o que faz, principalmente em relação à aprendizagem do seus alunos. Freire mostra que a participação e a contínua busca da formação e da aprendizagem durante o processo da docência, instiga um ir mais a fundo nos saberes curriculares, propondo ao professor romper a barreira que se encontra nos livros e ser um pesquisador que vai ao encontro dos saberes da ação pedagógica o que facilita o entendimento da sua prática. Freire diz que “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.

Nilce Svarcz Jungles de Camargo

Anônimo disse...

A riqueza e a grandeza de um professor se da exatamente pelo fato de estar sempre aprimorando os seus saberes..., na busca contínua de conhecimentos e aprendizagens atraves de pesquisas, sendo a mesma uma ferramenta muito importante e indispensavel nesta caminhada. Lúcia Xavier.

Postar um comentário