O projeto Mão Amiga está intimamente ligado à ideia da importância de se formar professores pesquisadores. Logo, esta postagem é voltada às bolsistas do projeto. Cada uma deverá expor um comentário sobre a seguinte citação de Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia:
"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade".
Comentem e exponham seus pontos de vista sobre o que leram. Pesquisa e ensino: qual é a conexão que vocês visualizam?
17 Comentários :
É uma conexão imprescindível.Professor que não tem o anseio de questionar, buscar, apreender e os etcs aqui silenciados não tem noção da sua incompletude. Somos, como Paulo Freire fala em outro momento do livro Pedagogia da Autonomia, seres incompletos e nos diferimos da grande massa quando atentamos para isso e buscamos o conhecimento. Por conta disso, para mim, professor é sinônimo de pesquisador. E a boa educação, por sua vez, é o resultado de muita pesquisa e de muito ensino que se intercalam em um diálogo equilibrado.
Para mim, a pesquisa é de suma importância no trabalho docente. É através dela que o professor obtêm conhecimentos sobre vários aspectos, pois o professor precisa conhecer não somente conteúdos didáticos, mas também seus alunos a fim de compreender suas dificuldades, limitações e comportamentos. Neste sentido, sem a pesquisa o trabalho do educador fica mais difícil, pois é através dela que encontramos o caminho para o conhecimento para uma ação pedagógica diferenciada.
Excelente colocação, Heliana.
Da mesma forma, sem a docência a pesquisa fica retida à teoria, uma teoria que nem sempre tem relação com a prática. Nesse âmbito, penso nas pessoas que determinam as leis que movem o setor educacional. Será que elas têm competência "docente" para determinar como deve ser a educação?! Infelizmente, não acredito nessa competência, a que não passa por uma sala de aula antes de chegar à teoria.
Realmente não existe um ensino sem pesquisa, estamos sempre pesquisando, buscando, aprendendo e ensinando... E assim melhorando nosso trabalho, percebe-se que cada vez mais é necessário pesquisar para desenvolver melhor nossas atividades como bolsistas e futuras docentes.
O professor é um profissional que, necessariamente, precisa desenvolver determinadas competências. Para tanto, é indispensável uma formação que lhe forneça subsídios teóricos e práticos. Além disso, deve estar em permanete busca para, desta forma, desempenhar sua função com competência. Não é suficiente que o professor tenha domínio de conteúdo, é necessário que esse conteúdo esteja relacionado com a realidade de seus alunos.
Veridiana Noga.
Como sempre, Paulo Freire coberto de razão, pois professor sem olhar pesquisador, sem práticas de pesquisa se torna apenas um transmissor de conhecimentos e suas práticas se tornam infrutíferas, massantes, não despertando nos alunos o desejo de se auto-construir como pessoa, refletindo assim na sociedade onde se tornam cada vez mais gritante as diferenças sócio-econômico-cultural. Portanto, é relevante que nós educadores tenhamos claro em nossa consciência que somos agentes de mudanças em nossa sociedade, e essas mudanças devem começam em nós...
Rozinei Cardozo Kranholdt
A importância da pesquisa é imprescindivel, para
o aperfeiçoamento enquanto docente, para assim atingir os objetivos propostos no processo ensino aprendizagem, por isso devemos buscar conhecimentos, visto que a atuação da docencia está em cosntante evolução.
Joice Santos
O professor cada vez mais, deve buscar novos conhecimentos, e é através das pesquisas que iremos complementar novos rumos para a educação e buscar um novo método de ensino.
É importante ressaltar, que como pesquisadoras devemos estar prontas para novos desafios em busca de mudanças. Assim estaremos nos educando para ser um profissional de competência e eficiência com nossos alunos.
ELAINE MARIA BUNHAK.
A melhor coisa para enriquecer nossos trabalhos, sem dúvida é a prática, ou seja, ir à campo. Para que essa prática seja compensadora e riquíssima, torna-se necessário a pesquisa em si.
Portanto, nada mais necessário aliarmos essas duas questões, para assim desenvolvermos um ótimo trabalho enquanto docentes, buscando sempre o conhecimento!
Em nossos trabalhos de pesquisas e reflexões iremos nos deparar com as mais diversas dificuldades, com mudanças e novos conceitos, mas antes de tudo temos que ter em mente que iremos supera-las. Como sita MELLO: “...em princípio nenhum professor está preparado para as mudanças de paradigmas; porém esta dificuldade inicial, se vista como uma oportunidade, pode trazer saltos qualitativos.” Tudo dependerá da vontade de cada um para lutar por seus sonhos e seus ideais.
Pesquisar, é de suma importância pois, devemos sempre nos fundamentar em algo ter base em fundamentos teóricos, aliar a teoria a prática as vezes não é uma questão muito fácil. Porém devemos nos conscientizar que somos pesquisadores o tempo todo e se queremos atender o nosso aluno da maneira em que eu posso ver resultado, devo sempre ir atrás de fundamentos através da pesquisa.
Acadêmica bolsista: Tatiana de Lima
A pesquisa está inserida no nosso projeto como atividade fundamental para o que Paulo Freire denomina de "libertação da consciência" uma vez que sua prática, a partir do fazer docente, nos capacita para vivenciarmos a docência com contornos competentes, críticos e éticos. Bons estudos minhas queridas pupilas.
Prof.ª Rosana Beatriz Ansai
Coordenadora de área do projeto
A pesquisa, é um instrumento na construção do conhecimento, do aluno e do professor. Como futuros docentes, precisamos estar constantemente adquirindo, novas aprendizagens. A pesquisa forma, pessoas críticas, criativas e inovadoras.
Acadêmica bolsista: Grasiela P. da Silva
Creio, que a pesquisa seja um fator fundamental no exercício da docência.O professor deve sempre estar construindo novas aprendizagens,para que não se torne um professor tradicionalista,afinal a sociedade muda e sabemos o quanto ela influência no ensino.
Em nossa atuação no projeto sempre procuramos nos posicionar como professores pesquisadores,até porque trabalhamos com crianças com dificuldade de aprendizagem,e em nosso papel como professor a pesquisa nos ajuda a criar propostas para ajudar nosso aluno,além de ser algo que nos constrói como seres humanos.
Sabemos que não existem receitas prontas para ensinar, é através das pesquisas, e as associações entre teoria e prática, que construímos nossa práxis educativa. Nesse sentido o professor pesquisador tem maior fundamentação para embasar sua prática diária, fazendo com que a teoria melhore a prática,bem como a prática se fundamente na teoria com objetivos concretos e claros, favorecendo assim ampliação de métodos e técnicas no seu fazer educativo.
Professora Ana Paula Romanoski
O professor que busca o diálogo,a formação
continua, o aprimoramento e atualização de sua metodologia através da pesquisa, reflete, inova e é criativo e tem a oportunidade de melhorar o que faz, principalmente em relação à aprendizagem do seus alunos. Freire mostra que a participação e a contínua busca da formação e da aprendizagem durante o processo da docência, instiga um ir mais a fundo nos saberes curriculares, propondo ao professor romper a barreira que se encontra nos livros e ser um pesquisador que vai ao encontro dos saberes da ação pedagógica o que facilita o entendimento da sua prática. Freire diz que “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.
Nilce Svarcz Jungles de Camargo
A riqueza e a grandeza de um professor se da exatamente pelo fato de estar sempre aprimorando os seus saberes..., na busca contínua de conhecimentos e aprendizagens atraves de pesquisas, sendo a mesma uma ferramenta muito importante e indispensavel nesta caminhada. Lúcia Xavier.
Postar um comentário