Lais Suzana Kurutz
G – Pedagogia –FAFIUV
Bolsista CAPES/PIBID
Orientadora: Prof.ª Ms. Josimar Mariano Borille
RESUMO:
O presente trabalho objetiva apresentar as atividades pedagógicas lúdicas, as quais a partir de nossas concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID. Os jogos, de maneira geral, tem grande importância nos processos de ensino e aprendizagem e contribuem para a superação de dificuldades de aprendizagem dos alunos no ensino de matemática. O jogo auxilia tanto no desenvolvimento do raciocínio logico, como incentiva na capacidade de resolver problemas. Também os jogos despertam os alunos para um maior interesse pela Matemática, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pela disciplina. Nesse sentido, o jogo “Tiro ao Alvo” se constituiu em um serviço lúdico pedagógico que foi aplicado durante as atividades do projeto e desenvolvido na escola Municipal Padre João Piamarta, União da Vitória – PR, em uma turma com crianças de 8 a 12 anos de idade, que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste jogo é trabalhar a coordenação motora, desenvolver o raciocínio-logico matemático e percepção visual. Para se jogar, pode haver até 5 participantes, cada participante terá a sua vez e deverá lançar as tampinhas em direção à caixa de ovos, uma a uma. Se a tampinha ficar em algum dos buracos ele marca ponto. A pontuação é diferente para cada cor da bandeja (o que deve ser definido pelos jogadores). Quanto mais próximo ao centro, mais pontos o participante marca. Considerou-se que o jogo foi uma ferramenta auxiliar, especialmente em dificuldades motoras e na percepção dos valores de pontuação, contribuindo assim para o processo de aprendizagem das crianças participantes do projeto. Foi possível perceber que o jogo apresentou resultados positivos, pois os alunos atingiram o objetivo. Também evidencia-se que sob o ponto de vista formação de docentes iniciais esta atividade contribuiu aprendizagem significativa enquanto bolsista acadêmica, onde vivenciou-se a importância do jogo pedagógico como meio para proporcionar aos alunos uma aprendizagem com melhor desenvolvimento.
Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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