Formação inicial de professores e as vivências acadêmicas no projeto Mão Amiga/CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFI/UV


Grasiela Pereira da Silva de Castilhos 
G – Pedagogia – FAFIUV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Orientador: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO: 
Durante a frequência às aulas em cursos de formação inicial de professores e, em especial, no curso de Pedagogia, ensinam-se teorias sociológicas, psicológicas, didáticas, pedagógicas, que não são, na maioria das vezes, relacionadas com as realidades cotidianas do ofício de professor. Esta formação na forma da lei tem sido muito mais dominada por conteúdos e lógicas disciplinares do que das práticas profissionais. Nesse sentido, através do projeto Mão Amiga/CAPES/PIBID, como acadêmica do curso de Pedagogia, temos a oportunidade de vivenciar a experiência de atuação docente ainda na formação inicial, podendo assim valorizar o magistério e construir muitas práxis educativas no contexto do aluno com dificuldades de aprendizagem. No presente estudo, objetiva-se relatar as primeiras experiências docentes enquanto acadêmica ainda em formação inicial e já atuando em sala de aula por meio do referido projeto. A metodologia de pesquisa é teórico-bibliográfica associada a relatos de experiência advinda das bolsistas do subprojeto Mão Amiga. Ressalta-se que por meio da nossa inserção pibidiana na realidade profissional das escolas, evidenciamos e comprovamos que é preciso integrar teoria e prática ao longo de todo processo de formação inicial e continuada do professor, fato que nos leva a questionar diariamente sobre a articulação entre teoria e prática dos saberes docentes no contexto escolar. Diante do que já foi exposto, pudemos concluir até então que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem oferecido ao licenciando em geral e, em particular ao do curso de Pedagogia, a oportunidade de inserção profissional ainda na condição de licenciadas em uma real situação de ensino, o que normalmente só ocorre nos últimos períodos do curso de Pedagogia e com uma carga horária de estágio muito pequena. 

PALAVRAS-CHAVE: Projeto, docência, formação inicial, vivências acadêmicas.


Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
1

1 Comentários :

Unknown disse...

Que honra fazer parte da equipe desse projeto que nos proporciona um crescimento na aprendizagem acadêmica e social.

Postar um comentário