As aprendizagens docentes no contexto do subprojeto Mão Amiga no curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV


Eliada Alves
G – Pedagogia –FAFIUV
Bolsista CAPES/PIBID
Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
A iniciativa em relatar nossas vivências docentes adquiridas durante nossa atuação no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID deve-se ao fato de que em nossa formação docente há várias lacunas e uma delas é falta de tempo no currículo do curso de Pedagogia de se ter um contato direto com o chão da escola por muito mais tempo do que está posta na forma de lei. A partir desta constatação o projeto Mão Amiga possibilita a nós discentes o aperfeiçoamento da prática e saberes construídos no curso de Pedagogia da UNESPAR/ FAFIUV. O objetivo geral desse estudo é apresentar uma reflexão sobre a importância da prática docente para que desse modo suscite nos alunos alvo do projeto nas escolas parceiras uma aprendizagem mais significativa. De acordo com a metodologia da pesquisa quanto aos objetivos à pesquisa pode ser classificada como sendo pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos de coleta de dados a pesquisa é considerada teórica bibliográfica. A área de abrangência do tema classifica-se na área das Ciências Sociais, mais especificamente da Educação e da Pedagogia voltada à área deDificuldade de Aprendizagem e formação de professores. Nota-se que, nossa postura enquanto docentes diante de alunos com dificuldade de aprendizagem é um fator muito significativo, devemos ter consciência que a potencialidade do aluno com dificuldade de aprendizagem é a mesma que a dos demais, mas a forma que eles constroem seu conhecimento é feito de um modo diferenciado. Por isso devemos apenas apresentar as ferramentas para que o aluno possa a partir delas construir seu conhecimento e dar um significado para o mesmo. Para isso o lúdico é uma ferramenta muito importante. Através dos jogos e brincadeiras pedagógicas, pode-se notar o interesse e o prazer da criança pela construção do conhecimento sendo que, a partir destas vivências, as aprendizagens do ofício do professor são muito mais significativos.

PALAVRAS-CHAVES: Projeto. Aprendizagens Docentes. Dificuldade de Aprendizagem.


Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
0

0 Comentários :

Postar um comentário