Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental


Joice Eliane dos Santos
G - Pedagogia – FAFIUV
Bolsista CAPES/PIBID
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
A aprendizagem é um processo gradativo, e seu desenvolvimento no ensino formal depende de fatores imprescindíveis à obtenção de conquistas e do sucesso do desempenho do aluno, entre eles: atividades pedagógicas estimulantes, método de ensino adequado, ambiente escolar acolhedor e instigante, relação harmoniosa entre professor/aluno, etc. A presente pesquisa tem como objetivo salientar quais são as dificuldades de aprendizagem mais comuns encontradas em alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada neste trabalho para a coleta dos dados é de cunho teórico. Segundo autores consultados, os mesmos ressaltam que a dificuldade de aprendizagem decorre de vários fatores, tais como: biológicos, familiares, emocionais, sociais, enfim, fatores que desencadeiam diversas dificuldades na vida escolar da criança e do adolescente. Para isso, evidenciamos que os professores e a equipe pedagógica, juntamente com uma equipe multidisciplinar, podem auxiliar para que as dificuldades dos alunos sejam superadas de forma satisfatória. Observamos também, que o professor tem a função de conhecer o seu aluno e acompanhá-lo não apenas nas suas conquistas como, principalmente, nas suas dificuldades. Contudo, evidencia-se que para atingir êxito no processo ensino-aprendizagem, deve-se agir com cuidado especial para que os casos de dificuldades de aprendizagem sejam tratados adequadamente, objetivando, acima de tudo, um relacionamento harmonioso entre o professor e o aluno, a aprendizagem e o contexto escolar. A pesquisa se encontra na fase inicial de coleta de dados.

PALAVRAS –CHAVES: Projeto. Dificuldades de Aprendizagens. Pesquisa.

Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
0

0 Comentários :

Postar um comentário